19.8 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCarlos Augustin busca na China linhas de financiamento para o Programa Nacional...

Carlos Augustin busca na China linhas de financiamento para o Programa Nacional de Conversão de Pastagens

Em viagem à China, o assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Augustin, o Teti, cumpriu uma extensa agenda, em destaque a participação na Conferência Mundial de Inovação Agroalimentar 2024 (WAFI 2024), apresentou aos presentes o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistema Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), e em paralelo, buscou instituições financeiras interessadas em oferecer financiamentos com juros baixos.

Na oportunidade juntamente com diretores do World Resources Institute (WRI), que trabalha focado nos programas de desenvolvimento sustentável e a integração de cidades, clima e florestas, uso da terra e agricultura, Teti visitou a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), mais conhecido como ‘Banco dos Brics’, localizada em Xangai, na China. O NDB é um banco que financia projetos de infraestrutura e sustentabilidade em países emergentes e apresentou o PNCPD aos executivos desta instituição.

Ainda cumprindo a agenda institucional do MAPA em Pequim, Carlos Augustin participou de reuniões na Academia Chinesa de Ciências Agrárias (CAAS), e na Embaixada do Brasil. O assessor especial do Mapa e presidente do Conselho de Administração da Embrapa, também participou do Fórum Temático da Conferência Anual do Conselho Chinês de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CCICED), convidado a contribuir em uma mesa redonda sobre o Desenvolvimento Verde “Um Cinturão e Uma Rota”. Neste mesmo evento, Teti  se reuniu com o vice-ministro de Ecologia e Meio Ambiente da China, Zhao Yingmin.

WAFI 2024 – A Conferência Mundial de Inovação Agroalimentar reuniu em torno de 800 especialistas chineses e de todo o mundo, que trouxeram para a luz do debate mundial, uma transição de baixo carbono nos sistemas agrícolas de produção de alimento com o uso intensivo e exponencial da inovação científica e da tecnológica para encarar de modo sustentável as mudanças climáticas.

Neste painel mundial, Teti apresentou Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistema Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), que tem como meta a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em uma década, o que garantirá o dobro de área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento, impedindo desta forma expansão sobre áreas de vegetação nativa.

Fonte: Cairo Lustoza – Pauta Pronta Conteúdo

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS