A Cargill está avançando rumo a um novo patamar no transporte marítimo sustentável, colocando a inovação e a colaboração no centro de sua missão de movimentar mercadorias com responsabilidade em todo o mundo. Por meio de tecnologias de propulsão assistida por vento, embarcações movidas a metanol de combustível duplo e soluções digitais, a Cargill está estabelecendo o padrão para ajudar a indústria a avançar em direção à meta líquida zero da Organização Marítima Internacional (IMO) para 2050. Combinando conhecimento técnico com um compromisso e parcerias em todo o setor, a empresa está ajudando o setor marítimo a se preparar para o futuro, permitindo que os clientes atinjam suas metas de sustentabilidade.
“Descarbonizar o transporte marítimo é uma tarefa monumental que requer coragem, inovação e colaboração”, diz Jan Dieleman, presidente do negócio de Transporte Marítimo da Cargill. “Nosso papel vai além dos serviços de transporte de carga, o objetivo é catalisar uma mudança em todo o setor em direção a práticas mais sustentáveis. Por meio de investimentos estratégicos em tecnologia de ponta e parcerias robustas, estamos acelerando a jornada para emissões líquidas zero no transporte marítimo.”
Propulsão assistida pelo vento
Liderando a propulsão assistida pelo vento, o Pyxis Ocean – o primeiro navio de granéis sólidos equipado com os WindWings® da BAR Technologies – completou sua viagem inaugural em 2023. WindWings são velas grandes e rígidas que aproveitam a energia eólica para reduzir o uso de combustível e as emissões.
Além do WindWings, a Cargill expandiu seu programa de tecnologia assistida pelo vento para incluir velas de sucção vertical VentoFoil no NBA Magritte e velas de rotor no TR Lady. Com essas três embarcações, a empresa está experimentando e aprendendo antes de ampliar os aspectos técnicos, operacionais e comerciais. Essas tecnologias utilizam ainda mais a energia eólica para diminuir a dependência de combustível e as emissões, alinhando-se com a meta da IMO de ter de 5 a 10% da energia marítima de fontes renováveis até 2030.
A Cargill acredita que o vento pode dar uma contribuição importante para atingir as metas de descarbonização a curto, médio e longo prazo. Dieleman diz que, embora o custo dos combustíveis que poderiam contribuir para um futuro de carbono zero possa permanecer alto, desenvolver, testar e melhorar as tecnologias de propulsão assistida por vento antes que esses combustíveis estejam disponíveis pode reduzir a dependência deles.
Transformando Combustíveis
Juntamente com a propulsão eólica, a Cargill está transformando o uso de combustível em toda a sua frota. A empresa é pioneira em biocombustíveis feitos a partir de fontes renováveis, como ésteres metílicos de ácidos graxos (FAME), fornecendo uma opção de combustível drop-in para reduzir as emissões sem grandes modificações no motor. Em 2023, a empresa passou do teste desses combustíveis para a execução frequente enquanto se prepara para aumentar a escala. Quase 172.000 toneladas métricas de misturas de biocombustíveis contendo 63.000 toneladas métricas de FAME foram retiradas em 2023.
A Cargill também é a primeira afretadora a granéis sólidos a assinar acordos comerciais para navios movidos a metanol bicombustível, que devem estar operacionais nos próximos dois anos. O metanol, um combustível alternativo de baixo carbono, oferece um caminho escalável para emissões zero. Essas embarcações movidas a metanol – as primeiras de seu tipo em serviço comercial – destacam a abordagem proativa da Cargill na adoção de soluções de combustível sustentável para apoiar suas metas ambiciosas de redução de emissões de Escopo 3 e de seus clientes.
Soluções digitais para eficiência e sustentabilidade
A inovação digital também é fundamental para os esforços de descarbonização da Cargill. A Cargill está usando ferramentas digitais avançadas, incluindo tecnologias de otimização de viagens, para criar gêmeos digitais de seus navios. Isso permite o planejamento ideal de velocidade e rota para reduzir o consumo de combustível e as emissões. Em parceria com a ZeroNorth, a Cargill aproveita essas soluções digitais para aumentar a eficiência operacional e a sustentabilidade, reforçando seu compromisso com o progresso orientado por dados em direção ao zero líquido.
Futuro sustentável por meio da colaboração
Reconhecendo que a descarbonização da indústria marítima requer uma abordagem colaborativa, a Cargill faz parcerias em todo o setor para impulsionar um progresso significativo. Como membro fundador do Maersk Mc-Kinney Moller Center for Zero Carbon Shipping, a Cargill trabalha com líderes do setor para testar e promover combustíveis alternativos, incluindo amônia e metanol. A Cargill também é um participante importante na Sea Cargo Charter, uma coalizão dedicada a reduzir o impacto climático do transporte marítimo por meio de transparência e estruturas de descarbonização compartilhadas.
“À medida que continuamos essa jornada, estamos focados em soluções que não apenas melhoram nossas próprias operações, mas impulsionam mudanças em todo o setor”, acrescenta Jan Dieleman. “Nossa visão é um setor de transporte marítimo que forneça as mercadorias de que o mundo precisa, protegendo o futuro do nosso planeta. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa transformação e estamos comprometidos em construir um futuro mais sustentável para o transporte marítimo global.”
Fonte: Felipe Lopes Fonseca