O Caravan (Bacillus pumilus), biofungicida multi-ação e uma das principais soluções para o controle biológico de doenças foliares na Soja, Milho e Algodão, agora também está disponível para a Cana-de-açúcar. A alteração na recomendação de uso do produto, com a inclusão de novos alvos, foi publicada na última semana, no Diário Oficial da União, e autorizada pelo Ministério da Agricultura (MAPA).
Com a novidade, o produto, distribuído pela Koppert no Brasil, passa a ser recomendado para o controle das seguintes doenças: Podridão-vermelha (Colletotrichum falcatum), Mancha-parda (Cercospora longipes), Ferrugem-alaranjada (Puccinia kuehnii), Ferrugem (Puccinia melanocephala), Cercosporiose (Cercospora zeae-maydis), Ferrugem-comum (Puccinia sorghi), Ferrugem-tropical (Physopella zeae) e Ferrugem-polissora (Puccinia polysora), patógenos presentes no cultivo da Cana-de-açúcar.
Tecnologia que é referência nos setores da Soja, Milho e Algodão, o Caravan contribui para o manejo de resistência de doenças foliares e tem uma formulação líquida de fácil diluição e aplicação, além de ser compatível com outros métodos de controle, o que facilita a administração do produto e protege as lavouras, garantindo produtividade e rentabilidade para os agricultores. Em estudos divulgados pela Koppert este ano, a utilização do biofungicida mostrou um incremento médio em produtividade de 3,3 sc/ha, variando entre 2,1 sc/ha e 4,3 sc/ha, no Milho.
O modo de ação do produto é baseado na formação de um biofilme nas plantas, que impedem a deposição e a infecção por conídios e micélios de fungos fitopatogênicos. Com a produção de metabólitos, como lipopeptídeos, que causam degradação da parede celular dos fitopatógenos, Caravan causa a inativação das principais doenças de campo. O produto também é um indutor de resistência: após contato com o biofungicida da Koppert, a planta ativa receptores que deixam o seu sistema de defesa em alerta. Desta forma, o reconhecimento e ação sobre as estruturas dos patógenos ocorrem de forma mais rápida.
Fonte: Bruno Bianchin Martim