26.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralCapacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias...

Capacitação gratuita do SENAR PLAY orienta sobre os impactos e as estratégias da Reforma Tributária para o agro

A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças no sistema fiscal brasileiro nas últimas décadas e promete impactar diretamente diversos setores da economia, especialmente o agronegócio. Para ajudar produtores e profissionais do campo a compreenderem o novo cenário e se prepararem para o período de transição, está disponível no Senar Play o treinamento gratuito “Reforma Tributária: impactos e estratégias para o agro”, com 28 horas de duração e prazo de 30 dias para conclusão.

O Sistema Faesc/Senar reforça que essa é oportunidade importante para quem busca informação e preparo diante das mudanças que já estão em andamento e tendem a influenciar decisões de gestão e competitividade no setor agropecuário nos próximos anos.

A proposta do curso é apresentar, de forma acessível e prática, as principais estratégias para que produtores, gestores e profissionais do agronegócio compreendam e se preparem para os impactos desse novo modelo de tributação. Acesse e participe: https://ead.senar.org.br/. 

CONHEÇA CADA MÓDULO DA CAPACITAÇÃO  

Dividida em quatro módulos, a capacitação inicia com uma abordagem geral sobre a Reforma Tributária como um novo paradigma para a sociedade brasileira. Essa etapa destacará as principais mudanças trazidas pela Emenda Constitucional 132/2023, pela Lei Complementar 214/2025 e regulamentação da Receita Federal, e os aspectos atuais da nova tributação.

Em seguida, o curso aprofunda o tema do regime diferenciado e favorecido para o setor, trazendo pontos como a obrigatoriedade de adesão para produtores com faturamento acima de R$ 3,6 milhões ao ano, além de detalhar alíquotas reduzidas para insumos e produtos agropecuários e alíquotas zero para itens como ovos, hortaliças e frutas. Também é discutida a cesta básica, que pode ser isenta ou ter alíquota reduzida.

Na terceira etapa, o participante é orientado a identificar oportunidades e riscos para o negócio rural, avaliando questões fundamentais como a diferença entre atuar como pessoa física ou jurídica, o aumento do controle administrativo e os impactos no fluxo de caixa. O curso ainda dedica espaço para analisar contratos como barter, integração agroindustrial, arrendamento e parceria.

Por fim, o conteúdo propõe um olhar prático sobre a transição e o planejamento ao indicar quando iniciar testes, quais setores de uma propriedade devem ser impactados e como construir um planejamento estratégico para enfrentar o novo cenário com mais segurança.

Fonte: MB Comunicação Empresarial

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS