Depois de mais de 12 horas de competição de alto nível técnico, quatro duplas dividiram o prêmio maior do Crioulaço no Rodeio de Vacaria entre as 200 que participaram da prova no Parque de Rodeios Nicanor Kramer da Luz, compartilhando o prêmio de R$ 60 mil após 23 voltas de final.
Um dos vencedores foi o ginete Gilson Santos, que destacou a importância de uma prova exclusiva de Cavalo Crioulo no maior torneio de laço do Rio Grande do Sul. O ginete competiu com a égua Herança da Santa Elfrena, exemplar que também conquistou o título de Melhor Égua de Laço na disputa. A dupla foi composta por Israel Freitas e Pampeana dos Três Pastores (Box 82). “Comecei a laçar aos seis anos de idade, foi uma satisfação muito grande participar do Crioulaço. Foi uma laçada maravilhosa, o gado estava muito bom. É ótimo ver o Cavalo Crioulo em uma das maiores laçadas do Rio Grande do Sul”, comemora Santos.
As outras três duplas vencedoras foram Pompílio Ramos, com Presilha da Santo Anjo, e Gustavo Sartorelli, com Penumbra da Fazfar (Box 161); Lucas Vanaz, com Don Basto Hecho a Mano, e Alan Ferraz, com Sobradinho Campero, (Box 118); e Adrian Pereira, com Catanduva Sentença, e Leandro Rafaeli, com Maragata do Cipó, (Box 112).
Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), esta é a segunda vez que o Crioulaço integra a programação do rodeio. Segundo o presidente da ABCCC, André Luiz Narciso Rosa, é muito importante a participação da associação em provas que envolvem a raça Crioula. “É uma satisfação voltar à Vacaria, não como competidor, mas como representante dessa entidade que tanto amamos. É gratificante ver o nível que o evento alcançou, cada vez mais tradicional e qualificado. Grande volume de participantes e de público. Com certeza, o Crioulaço é uma das nossas modalidades mais importantes”, afirmou o dirigente, que acompanhou pessoalmente as disputas.
Mudanças tecnológicas na competição
Neste ano, a participação do Cavalo Crioulo nas provas do 36º Rodeio de Vacaria contou com uma parceria inovadora entre a ABCCC e o Mundo do Laço, sistema especializado em eventos de Laço Comprido e rodeios. A partir da união, a realização de inscrições e acompanhamento de resultados das modalidades promovidas pela associação puderam ser acompanhados no endereço mundodolaco.com. A medida garante mais agilidade nas inscrições, maior confiabilidade na conferência dos animais e rapidez na apresentação dos resultados.
Conforme o integrante da subcomissão de Crioulaço da ABCCC e representante do sistema Mundo do Laço, Rafael Silva Chidem, a parceria também ajuda os narradores, juízes e competidores. “Este ano, Vacaria testemunha a evolução e as melhorias na modalidade, contando com mais organização, melhor experiência e controle das informações em tempo real”, afirma Chidem.
Fonte: Jardine ABCCC



