Prejuízos causados pelas geadas ao café podem levar até 3 anos para serem sanados. Veja como diminuir danos
Como temos registrado em nossas reportagens pelo interior de São Paulo, as geadas têm sido recorrentes e estão causando muitos prejuízos especialmente nos cafezais. Porém, você sabe como proceder depois que a geada afeta a lavoura de sua propriedade?
Nesse momento, primeiramente, é importante esperar para que fique visível exatamente aquilo que foi queimado pelas baixas temperaturas. Ou seja, não é recomendada a poda imediata. Mas, após o aparecimento dos danos causados pela geada e dependendo da sua intensidade é indicada a realização de podas mais leves ou podas mais drásticas.
Abaixo, listamos quais tipos de poda podem te ajudar:
Desbrota: este tipo de poda deve ser adotado em lavouras onde os danos causados pelas geadas foram mais leves com queima superficial, especialmente em lavouras novas de 2 a 4 anos, em que os galhos secos podem ser quebrados com as próprias mãos.
Decote: esta poda é indicada para cafeeiros que tiveram a parte mais alta (“capote”) queimadas, assim recomenda-se cortar logo abaixo da parte queimada.
Esqueletamento: é indicado para casos mais severos, onde as lavouras tiveram a folhagem e os ramos laterais mais atingidos.
Fonte: Família Nação Agro