A raça Devon movimentou o último dia Expolages 2025,com o julgamento dos animais rústicos, na manhã de domingo, 12 de outubro, na mangueira do Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages. Um total de 29 animais de argola e rústicos, de expositores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, participaram da mostra.
Os animais foram avaliados pela médica veterinária Luiza Ramos Ribeiro. O título de grande campeão rústico foi para o touro 131 Vasto Atlas Belmur da Colina, tatuagem 131. O reprodutor, de três anos e 705 kg, pertence à Cabanha Colina, de Cacio do Nascimento Moraes, de São José do Cerrito.
Entre as fêmeas, a Estância do Pinheirinho, de Anita Garibaldi (SC), de Juliana Frescki, foi a grande premiada. O trio campeão, das terneiras tatuagens 083, 096 e 105, têm entre 12 e 13 meses, e peso médio 390 kg, sendo que a terneira 096, de um ano, também foi considerada a grande campeã rústica.
Animais de argola – Teve dobradinha da Cabanha Santa Lúcia, de Soely Barreto Hoffmann, de André da Rocha (RS), que conquistou o título de Grande Campeão com o touro Sombrinha 2937 de Santa Lúcia, tatuagem 2937 e box 38 e de Grande Campeã com Sombrinha 3054 de Santa Lúcia, tatuagem 3054 e box 45. O julgamento dos exemplares de argola foi em 10 de outubro.
Segundo Gilson Barreto Hoffmann, diretor técnico da Santa Lúcia, o grande campeão e a grande campeã são irmãos, por parte de pai. “São filhos do touro Sombrinha de Santa Lúcia 2519, que foi supremacia genética do Promebo, e imprime muito bem suas características genéticas na sua progênie. O Touro Grande Campeão tem índice final no Promebo de 47,44. Estamos muito felizes com a premiação, no ano em que completamos 90 anos da família dedicados à criação de Devon”, comemorou Hoffmann.
O título de Reservado de Grande Campeão foi para Diamante 155 da Tupi, box 037, criador e expositor Fazenda Tupi, de Nova Prata (RS).
A catarinense Estância do Pinheirinho, de Juliana Frescki, de Anita Garibaldi (SC), foi premiada com a fêmea do box 044, Duquesa da Estância do Pinheirinho, tatuagem 027. Destaque também para Arthur Frescki da Rosa, de 8 anos, que ganhou o reconhecimento Jovem Expositor da raça, pelo terneiro Montanha da Estância do Pinheirinho, com a vaquilhona tatuagem 067 e box 028, de 13 meses.
“Essas conquistas nos mostram que estamos no caminho certo e nos motivam a seguir investindo na melhoria genética dos nossos animais. Nós amamos o que fazemos e acreditamos no potencial da raça Devon, por isso seguimos na busca por animais melhoradores, para agregar ainda mais no rebanho dos nossos clientes. É apenas o começo de um trabalho carregado de propósito, muito amor e dedicação”, afirmou Juliana, feliz com os resultados.
Para o presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Lages, Ademar Roesner, a Expolages é um evento marcante para a raça Devon e a pecuária catarinense. “É um palco importante para destacar a qualidade e a genética superior bovina. Foi o que vimos mais uma vez, este ano, com os 29 animais que representaram a raça Devon”, destacou.
A vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, elogiou a participação da raça na feira que é uma das mais importantes da agropecuária catarinense. “Vimos em pista animais muito bem preparados, de muita genética e grande funcionabilidade, os touros já saem daqui prontos para o trabalho com a vacada, a campo. Parabéns ao desempenho dos criadores que foram incansáveis e passaram a semana aqui, trabalhando o antes e o durante, para realizar essa bela exposição de Devon”, concluiu.
Fonte: Devon imprensa