Companhia vem intensificando adesão a novos modais logísticos que são mais sustentáveis e eficientes
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, reduziu, em um ano, mais de 18 mil toneladas de CO2 em suas operações logísticas. O resultado é reflexo da redução do uso da frota rodoviária e maior adesão aos modais ferroviário e marítimo, que emitem menos poluentes. A iniciativa está em sintonia com o seu compromisso de ser Net Zero até 2040.
O modal ferroviário passou a ser mais explorado para as atividades logísticas da Companhia em longas distâncias. Além do menor risco de acidentes, redução de tráfego e emissão de gases de efeito estufa lançados ao meio ambiente, os trens levam um período de 4 dias para chegar ao seu destino e contam com uma capacidade maior de carga quando comparado ao transporte rodoviário.
“Por meio da parceria com uma empresa logística conseguimos transportar, pelos trens, produtos in natura, como frango e suíno congelados, para diversas localidades nas regiões sul e sudeste, saindo de Rondonópolis, no Mato Grosso, passando por Sumaré, em São Paulo, e com destino final à região Sul. O processo é mais ágil, sustentável e seguro”, explica Luciano Farago, gerente executivo de Transportes da BRF.
Ainda segundo o executivo, através deste modal, a BRF deixou de emitir em doze meses 1.042 toneladas de CO2 e evitou o desmatamento de mais de 7.438 árvores. “Já conseguimos promover transformações relevantes, e a tendência é que esses resultados sejam ainda mais positivos com a intensificação da utilização da frota ferroviária”, diz Farago.
Transporte por via marítima
Outro modal logístico que a BRF vem aderindo é o de transporte por navios (cabotagem), no qual produtos de origem animal e margarina são transportados em contêineres refrigerados, assegurando a qualidade dos mesmos. Esse modelo é mais vantajoso financeiramente para a Companhia, uma vez que ele proporciona maior segurança dos produtos transportados, e agilidade nas entregas em regiões mais distantes em um menor tempo de percurso.
A principal rota de cabotagem utilizada liga Itapoá, em Santa Catarina, até as cidades de Fortaleza, Salvador, Recife, no Nordeste, e Manaus, na região Norte. O modal marítimo também contempla o transporte de matérias-primas, que abastecem a fábrica da BRF de Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco.
Somente nos primeiros oito meses desse ano, a BRF reduziu 18.046 toneladas de CO2 neste modal logístico. Por meio dos modais ferroviário e de cabotagem, a BRF transporta anualmente cerca de 100 mil toneladas de produtos no Brasil.
Fonte: Gustavo Cezario