A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e dona das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e Banvit, e a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária integral do Fundo de Investimento Público (PIF), anunciam, por meio de sua joint venture, um investimento na Addoha Poultry Company. A operação representa um marco importante para a BRF, que há 50 anos está no Oriente Médio exportando para mais de 14 países da região e, agora, estreia na produção de carne de frango local para se consolidar como uma das principais parceiras da Arábia Saudita em sua agenda de segurança alimentar. A transação tem o valor total de SAR 316,2 milhões (equivalentes a US$ 84,3 milhões), dos quais SAR 216,2 milhões (US$ 57,6 milhões) serão integralizados na Addoha.
“Por meio da nossa experiência como um dos principais líderes globais na produção de frango, pretendemos contribuir para desenvolvimento da Addoha em todos os aspectos das operações, desde qualidade e eficiência até inovação e sustentabilidade. A parceria também visa fortalecer o setor de alimentos Halal e garantir um fornecimento consistente de produtos de alta qualidade para consumidores locais e internacionais”, diz Igor Marti, Vice-presidente de Mercado Halal da BRF e Chairman da BRF Arabia.
“Esse investimento concretiza a estratégia de tornar a BRF referência no setor de proteína animal no mercado saudita e ser inserida de forma permanente na agenda de segurança alimentar do Reino, com um ecossistema de distribuição própria, marcas fortes, além do apoio de nossa fábrica em Damã”, informa Miguel Gularte, CEO da BRF.
“A consolidação desse investimento é uma conquista estratégica para a atuação global da BRF em um mercado de extrema relevância para a Companhia, onde somos líderes com a marca Sadia”, destaca Marcos Molina, Controlador e Presidente dos Conselhos de Administração de Marfrig e BRF.
O aporte complementa também os esforços do Reino para atingir os objetivos de diversificação econômica do Visão 2030, plano de longo prazo do Reino Saudita, e apoia a meta do governo local de posicionar a Arábia Saudita como um centro global de produtos halal.
“Nosso investimento na Addoha, em parceria com a BRF, ressalta nosso objetivo final de posicionar a Arábia Saudita como líder global no setor halal e reflete o compromisso da HPDC de capacitar os participantes locais, aprimorando suas capacidades e os integrando à cadeia de valor para um crescimento sustentável”, Fahad Alnuhait, CEO da HPDC.
Para Salah Homidan, Chairman da Addoha, “a parceria se alinha perfeitamente aos planos de expansão da empresa de ampliar as operações e melhorar sua capacidade de fornecer produtos halal de alta qualidade. Esse investimento serve como um catalisador para nossa expansão, fornecendo os recursos essenciais e o apoio estratégico. Estamos entusiasmados em aproveitar essa oportunidade para fortalecer nossa presença no mercado e desempenhar um papel fundamental na formação do futuro do setor de carne halal na Arábia Saudita e em outros países”.
Fonte: Leonardo Duarte