20.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralBrasil líder em algodão: quais as ferramentas por trás da maior produção...

Brasil líder em algodão: quais as ferramentas por trás da maior produção do mundo?

A produção de algodão no Brasil alcançou uma marca histórica na safra 2023/2024 com um volume de 3,7 milhões de toneladas de pluma. Esse resultado extraordinário é fruto de práticas agrícolas inovadoras, tecnologias avançadas e, sobretudo, da parceria estratégica com empresas que oferecem soluções mais rentáveis e tecnológicas. A RZK Rental e Sol by RZK, empresas que têm se destacado no fornecimento de algumas dessas soluções, são coadjuvantes nesta safra. Tecnologia que se fez presente em muitas das das 114 palestras ministradas no 14º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado em Fortaleza, no Ceará.

O aumento da área plantada no país foi de quase dois milhões de hectares, 15% a mais, com relação à safra passada. Para atender essa demanda, muitos produtores optaram por projetos de plantio e colheitas no sistema Asset Light, oferecido pela RZK Rental. “Com o resultado positivo, fizemos novos negócios; como alguns produtores que já contrataram planos de colhedoras de algodão para a próxima safra, mesmo aqueles que ainda não plantaram nem um pé de algodão. Eles querem se antecipar, conhecer a tecnologia das máquinas, entender como irão trabalhar, como elas funcionam, quais as necessidades terão, para estarem preparados para colher no próximo ano”, comenta Alex Johann, Gerente de Frotas e Mecanização da RZK Rental.

A Rental também dispõe de diversos modelos de máquinas John Deere que auxiliaram os grandes clientes a se destacarem nesta temporada.“Com os projetos de locação, a estratégia do produtor ficou mais viável perante a possibilidade de diminuição de ativos. Eles relatam que a diminuição de custos fica em torno de 13%, no ganho de eficiência da máquina, número que reflete em outras melhorias na propriedade e facilita nos avanços dos nossos produtores. Ver o Brasil líder em algodão é motivo de orgulho e saber que contribuímos um pouquinho com isso, nos faz continuar”, destaca Eduardo Martinatti, diretor comercial da RZK Rental.

O volume colhido no último período mostra que as máquinas da RZK Rental apresentaram desempenho em, pelo menos, 10% de toda a área cultivada de algodão, no Mato Grosso. Em um único cliente foi possível calcular uma projeção de aproximadamente 150 mil hectares a mais, por exemplo. Prova do aumento da aceitação das novas opções de gestão com máquinas.

Este recorde na produção de algodão reforça o papel fundamental da inovação e da tecnologia no agronegócio, além de destacar a importância de parcerias estratégicas para o sucesso sustentável.

Fonte: Kássia Kethlen Santana de Souza 

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS