Augusto e Eduardo Barbosa Caldeirão leiloarão pela primeira vez acasalamentos expoentes do criatório. Anote na agenda: Leilão Reserva Brangus Sta Cruz, dia 3 de agosto, a partir das 14 horas (horário de Brasília), pelo MF Leilões (https://www.mfleiloes.com.br)
Estarão à venda 100 embriões, dez prenhezes, dez novilhas prenhes e ainda dez doadoras TOP 1% no Sumário Genômico Natura 2024 (cinco inteiras e cinco cotas de 50%). Vacas e novilhas também serão apresentadas, além de dois reprodutores, com destaque a STA CRUZ P221 Titanium, em coleta na CRV Lagoa.
“Nossa trajetória é forjada nas melhores linhagens brasileiras, americanas e argentinas, tornando nosso plantel uma referência nacional. Temos animais no topo do sumário e diversos touros nas principais centrais de inseminação artificial, atendendo demandas locais e internacionais. A nata deste trabalho estará disponível neste leilão”, explica Augusto Barbosa Caldeirão.
Trajetória da Brangus Sta Cruz
O ano de 2024 marca cinco décadas na pecuária de corte, 30 anos na seleção de Brangus e 27 anos no Programa Gensys-Natura. No início, Angus, Simental e Hereford figuravam entre as raças utilizadas no cruzamento industrial, com o Brangus sendo incorporado na década de 1990, dando origem à Brangus Sta Cruz, na Fazenda Mutuca.
As primeiras vacas e novilhas vieram de criatórios renomados como a GAP Genética e o Condomínio Rural Weiler. Embriões e sêmen foram importados da Argentina e dos Estados Unidos – berço do Brangus -, com foco nas linhagens Camp Cooley (Brinks), Suhn’s, Mound Creek e Doguet’s Ranch.
Entre os investimentos mais recentes, há quase cinco anos, utiliza avaliações genômicas para aumentar a velocidade de seleção, ao identificar, precocemente, novos candidatos a touros e doadoras. “Criamos nossa própria identidade, produzindo matrizes mais que comprovadas, como será visto em nosso leilão. Genética essa que certamente resultará em animais de destaque nos principais sumários da raça”, conclui o promotor.
Fonte: robson@pecpress.com.br