23.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralBoro é indispensável para solo, planta e meio ambiente em qualquer cultura,...

Boro é indispensável para solo, planta e meio ambiente em qualquer cultura, afirma pesquisador

Erich dos Reis Duarte, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento do Centro Tecnológico AgroGalaxy (CTA), descreve o impacto do micronutriente no rendimento, qualidade e crescimento das culturas

 Na agricultura, o boro tem como papel imprescindível a eficiência em alcançar altos níveis de produtividade e qualidade da cultura e ao alimento que nela é cultivado. Esse micronutriente é considerado um dos elementos responsáveis pelo bom desenvolvimento da planta, atuando diretamente na fase reprodutiva, onde são formadas as estruturas principais da folha.

“O boro é um micronutriente disponível no solo que, mesmo sendo exigido em pequena quantidade, é essencial para o desenvolvimento total da planta. Ele participa de diversos processos bioquímicos, como a formação de novos tecidos, síntese proteica e ativação enzimática, tornando-se indispensável para qualquer cultura”, comenta Erich dos Reis Duarte, pesquisador e gerente de Pesquisa & Desenvolvimento do Centro Tecnológico do AgroGalaxy, um dos principais grupos varejistas de insumos e serviços agrícolas do país.

Para o especialista, o boro – importante para a nutrição da planta – é um elemento com grande impacto no rendimento das culturas. “Por existir uma baixa disponibilidade do boro em alguns solos e por ser facilmente lixiviado, a sua aplicação baseada na análise de solo é fundamental, para equilibrá-lo com outras substâncias e obter altos níveis de produtividade, seja aplicado de forma a lanço ou pulverizada, em níveis adequados conforme sua exigência estabelecida em análise”, esclarece.

De acordo com Duarte, esse micronutriente é encontrado no solo de forma ânion borato e é totalmente móvel no solo, porém imóvel ou pouco móvel na folha, podendo ser absorvido pelo pH do solo e a concentração depende das movimentações de ligações no ambiente solo. “Essa movimentação leva o boro para as camadas mais profundas da superfície pelo processo de lixiviação a depender do tipo do solo”, informa.

Durante a mobilidade, o micronutriente é levado para as extremidades da planta, ajudando a mantê-la íntegra no decorrer do processo de fecundação. “O uso de corretivos a base de boro via solo, tais como octaborato ou ácido bórico, apresentam alto nível de fornecimento do elemento, ocorrendo assim sua correção. No entanto, caso ainda seja necessário um complemento identificado via análise foliar, deve-se fazê-lo através da aplicação foliar com o elemento Boro MEA, o qual tem a capacidade de ser mais móvel na folha”, explica o pesquisador.

Nas plantas, o boro atua diretamente no processo fisiológico e é o mais exigido durante o período reprodutivo. “Como principal condutor de nutrientes, sua função está ligada na formação de novos tecidos, consequentemente da parede celular, metabolismo, transporte de substâncias, constituição da integridade da membrana plasmática, entre outros, porém, além das correções via solo, nas fontes disponíveis no mercado, realizar as aplicações de boro na formulação MEA, de forma foliar e parcela nas fases das culturas, se torna fundamental para atingir os maiores potenciais de produtividade pré estabelecidos dos materiais genéticos ”, comenta Duarte.

Ainda assim, o especialista alerta que tanto a deficiência quanto excesso de boro são prejudiciais à cultura. “Quando falta, algumas das consequências são a deformação do fruto, redução e deformação no crescimento, finamento da gema apical e diminuição no crescimento das raízes. Ao exceder, gera necrose e amarelamento completo das folhas, causando danos à plantação”.

Com relação ao meio ambiente, Duarte comenta que o boro é disponibilizado para as plantas por intemperismo de minerais, em decorrência de agentes como clima e relevo, e mineração da matéria orgânica, porém o processo leva muitos anos. Por esse motivo, ele considera que as análises de solo e folha durante as safras são importantes. “No primeiro fator, após o desgaste das rochas por processos naturais, o mineral turmalina torna-se a fonte principal do boro. Já no segundo fator, por meio dos microorganismos, as substâncias orgânicas são transformadas em inorgânicas, conectando diretamente o teor de matéria orgânica no solo à viabilização de boro”.

Por fim, o pesquisador e gerente de P&D do Centro Tecnológico do AgroGalaxy reforça que o agricultor precisa ter ciência do papel fundamental do boro na sua relação com o solo, planta e meio ambiente. “O boro é um elemento com grande impacto no rendimento, qualidade e crescimento das culturas, por isso, é fundamental que o produtor se atente a importância desse micronutriente e, caso necessite de mais informações, busque auxílio de um especialista em análises de solo e folha para as devidas recomendações”, complementa.

Fonte:  Ana Paula Nunes

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS