O Boletim do Instituto de Pesca (BIP), periódico do Instituto de Pesca (IP-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, dedicado à pesca, aquicultura e limnologia, acaba de ingressar na Coleção SciELO Brasil, uma das principais bibliotecas digitais de periódicos científicos do mundo.
Fundado em 1971, o BIP se consolidou como referência nacional e internacional ao longo de mais de cinco décadas de atuação. Reconhecido por sua relevância acadêmica, já está indexado em bases de prestígio, como Web of Science, Scopus e Directory of Open Access Journals (DOAJ). Agora, com a entrada na Coleção SciELO, o periódico amplia ainda mais sua visibilidade, alcance e credibilidade.
A SciELO reúne periódicos de diversas áreas do conhecimento, todos em acesso aberto e gratuito, o que garante maior disseminação e impacto da produção científica em escala global. A integração do BIP à plataforma fortalece a relação com a comunidade científica brasileira e amplia sua presença internacional.
O BIP tem acompanhado as transformações na política editorial global e, nos últimos anos, implementou uma série de avanços: digitalização e disponibilização integral de seu acervo, publicação em fluxo contínuo, tramitação dos artigos pela plataforma Open Journal Systems (OJS), adoção de identificadores internacionais, como o Digital Object Identifier (DOI) e o Open Researcher and Contributor ID (ORCID), além da publicação eletrônica em inglês.
Segundo a pesquisadora do IP e editora-chefe do BIP, Fabiana Garcia, “o ingresso do periódico na Coleção da SciELO Brasil combina a excelência científica e longevidade do BIP com a credibilidade da SciELO. O alinhamento da SciELO aos padrões internacionais da ciência aberta fortalecerá as futuras ações do BIP rumo a esses objetivos”.
Fonte: Caíque Ribeiro de Sousa