O uso do BIM e a nova Lei de Licitações serão discutidos em evento por profissionais de engenharia
As recentes inovações tecnológicas e as mudanças na legislação possuem impacto direto no setor de obras de engenharia
Profissionais da engenharia irão discutir neste mês de julho dois temas de grande relevância para o setor da construção.
Promovidos pela New Roads Consultoria, os eventos “Nova Lei de Licitação, para Obras e Serviços de Engenharia” e o “BIM para Projetos e Obras de Infraestruturas” prometem reunir gestores públicos, técnicos e profissionais da construção de todo o país, que buscam atualizar seus conhecimentos acerca desses temas recém-introduzidos na sociedade.
De 12 a 16 de julho será discutida, de modo on-line e ao vivo, a Nova Lei de Licitação, com o Prof. Marcos Nóbrega, Pós-Doutor por Harvard e Conselheiro Substituto no TCE-PE. A Lei No. 14.133/2021, que estabelece as novas regras gerais para licitações e contratos no âmbito das administrações públicas Federal, Estadual e Municipal, foi sancionada no dia 1 de abril deste ano.
No evento, estará em pauta, entre outros assuntos, os aspectos relacionados a planejamento; plano anual de contratações; gerenciamento de riscos em obras e serviços de engenharia; possibilidade de uso de pregão para obras e serviços de engenharia; elaboração de processo licitatório; contratação integrada e semi-integrada, e outros regimes de execução contratual na nova lei de licitações; contratação de projetos e serviços de engenharia consultiva e gerência de contratos.
Building Information Modeling – BIM
Já o Uso do BIM, será discutido de 26 a 30 de julho, também de forma remota, com o com o engenheiro e diretor da Valec, Washington Luke, chefe do Núcleo BIM. Na ocasião, serão abordados os níveis do Building Information Modeling (BIM); o uso da nova metodologia; as diferenças entre projetos CAD e projetos BIM; o BIM integrado ao GIS; o BIM para projetos de engenharia, para orçamento e planejamento de obras; softwares e biblioteca BIM; as recomendações para implantação do BIM; contratação de projetos; e modelos de editais de licitação em BIM.
O Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo. Trata-se de uma única plataforma de informações que pode atender todo o ciclo de vida de um objeto construído.
A utilização do BIM foi estabelecida pelo governo federal por meio do Decreto 10.306, de 3 de abril de 2020, para a execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizados pelos órgãos e pelas entidades da Administração Pública Federal.
A implementação da nova metodologia se dará de forma gradual. A primeira fase teve início em 1º de janeiro de 2021, sendo o BIM utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações. A segunda fase será a partir de 1º de janeiro de 2024, e a terceira fase será a partir de 1º de janeiro de 2028.
Para o engenheiro e diretor da New Roads, Elci Pessoa Jr., “são dois temas imperdíveis. A nova Lei de Licitações inaugura um novo capítulo na história das contratações públicas no País, enquanto que o BIM representa um futuro que já começou e avança a passos largos. Ficar de fora disso é perder um precioso espaço em meio a um mercado cada vez mais competitivo”. E complementa: “A New Roads então oferece os temas com as maiores autoridades nesses assuntos, pensando justamente em quem não quer apenas mais uma informação, mas busca o que há de melhor”.
Fonte: New Roads