26.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralBernes em bovinos: Cuidados devem ser tomados já nos primeiros sinais da...

Bernes em bovinos: Cuidados devem ser tomados já nos primeiros sinais da infestação

Berne é um dos mais importantes parasitas da pecuária brasileira. De acordo com a Embrapa, bovinos infestados com 20 a 40 bernes podem perder entre 9% e 14% do peso corporal, enquanto o couro, com 10 a 20 perfurações em sua região nobre, pode ter desvalorização de 30% a 40%. “A melhor forma de prevenir essa infestação é antecipar o controle, utilizando produtos endectocidas – que combate parasitas externos e internos, simultaneamente – antes que os bernes se estabeleçam nos animais”, explica o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

A infestação por bernes começa quando as moscas do gênero Hypoderma, também conhecidas como ‘moscas-do-berne’, depositam seus ovos na pele dos bovinos. As larvas que eclodem se enterram no corpo do animal, criando inchaços visíveis na pele e provocando inflamações. “Nos primeiros estágios, é possível observar pequenas protuberâncias ou nódulos no corpo do gado, geralmente nas regiões do pescoço, coxas e ao longo da coluna”, alerta o especialista da Pearson.

Vechiato destaca a importância de inspeções regulares nos animais, especialmente em áreas mais propensas ao problema. “O monitoramento constante permite identificar precocemente os sinais de bernes, o que facilita a aplicação de tratamento antes que a infestação cause danos irreversíveis.”

Entre as alternativas eficazes para o controle dos bernes, destaca-se Genesis Iver Pour-on, da Pearson Saúde Animal. Esse endectocida é indicado para o tratamento de os principais parasitas, como bernes, piolhos e carrapatos. “Genesis Iver Pour-on é aplicado diretamente na pele do animal, sem o uso de agulhas, o que reduz riscos de contaminação e facilita o manejo, especialmente em grandes rebanhos. No entanto, é importante sempre seguir a orientação de um veterinário para garantir o uso correto do produto”, explica o especialista.

Fonte: Graziele – Texto Comunicação Corporativa 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS