Devido à pandemia, empresa inseriu temas como saúde mental e valorização da vida nas orientações aos colaboradores, além das abordagens tradicionais de saúde e segurança
Em um cenário de pandemia, como o atual, o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado em 27 de julho, ganhou ainda mais relevância na Bem Brasil. A empresa sempre teve, como uma de suas diretrizes, a construção e a manutenção de um ambiente seguro para os colaboradores, dentro e fora da indústria. Contudo, as ações nesse sentido se intensificaram após o avanço da Covid-19 no país, no início de 2020, especialmente com a inserção de assuntos como valorização da vida e saúde mental, além da realização de treinamentos de segurança de forma remota.
As novas abordagens passaram a integrar as iniciativas ao longo de todo o ano e foram reforçadas neste mês, na Semana Interna de Prevenção a Acidentes 2021. Realizada recentemente, entre 19 e 23 de julho, nas unidades de Araxá e Perdizes, ambas no Triângulo Mineiro, ela foi direcionada pelo mote “Valorize o que você tem”. “É um tema muito atual, diante do que estamos passando com pandemia e crise. Faz refletir acerca dos verdadeiros valores e daquilo que realmente precisa estar em primeiro lugar. E que não precisamos perder para dar valor à nossa integridade, aos nossos objetivos, ao nosso trabalho e às pessoas que amamos”, destaca a supervisora de Recursos Humanos, Franciele Reis.
Na ocasião, houve intervenção nas áreas de trabalho e palestras, envolvendo saúde mental, percepção de risco, cuidado com a própria vida e a dos outros. Esses tópicos foram integrados às orientações tradicionais (uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), procedimentos de segurança e comportamento seguro, gestão de riscos etc.), em função do agravamento, em todo o mundo, das doenças físicas e psíquicas. “As mudanças que ocorreram, com isolamento social e home office, em muitos casos, aumentaram os desafios e geraram consequências, como estresse e abalo emocional. Trabalhamos para orientar e apoiar os profissionais também nessas questões”, informa.
Ao longo da Semana Interna de Prevenção de Acidentes, ainda aconteceram outras atividades, como o Circuito da Embriaguez, abordando o alcoolismo, e o Diálogo Diário de Segurança (DDS), sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Além disso, de forma permanente, a Bem Brasil mantém diversas ações e programas, por exemplo, DDS em todos os setores; análise preliminar de risco de atividade de forma coletiva e individual (APRC e APRI); treinamentos de segurança do trabalho obrigatórios, para todos os colaboradores, e específicos, de acordo com a função; reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) e da Brigada de Emergência; entre outros.
O objetivo é a redução ainda maior de acidentes no local de trabalho, o aumento dos cuidados com a saúde e a melhoria permanente das atitudes em relação à prevenção, de modo que os colaboradores possam contar com a empresa, assim como serem cobrados em relação a isso. “Buscamos oferecer um suporte constante aos profissionais, agora incluindo quem está atuando de forma remota, com um acompanhamento mais próximo, a fim de garantir qualidade de vida e, consequentemente, menos faltas e mais produtividade. Todos ganham”, argumenta a supervisora de RH.
Fonte: Luciana Rezende