A Belgo Arames, líder e referência no mercado brasileiro de arames de aço, doou e providenciou a instalação de telas em 2 quilômetros da Avenida Marginal do Rio Pinheiros, em São Paulo. A iniciativa é uma parceria com o Projeto Centro de Apoio e Proteção Animal (Capa). O objetivo é proteger os animais e evitar acidentes na região, impedindo que eles acessem pistas com tráfego de veículos automotores.
“Mais de 100 capivaras vivem na região, contribuindo para o ecossistema local, já que representam exemplos de diversidade da fauna na cidade de São Paulo. Contudo, a movimentação da espécie pode, eventualmente, colocar em perigo não apenas os animais, mas os humanos, tendo em vista que mais de 400 mil veículos passam pela Marginal Pinheiros diariamente, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O risco de acidentes é real e, inclusive, há histórico”, informa o gerente de negócios da Belgo Arames Guilherme Vianna.
A presidente do Projeto Capa, Mariana Ferri Aidar, informa que, no ano passado, 15 capivaras morreram atropeladas apenas nesses 2 km que serão cercados pela Belgo. “Este ano, já são 11 mortes e ainda estamos em agosto. Toda semana, capivaras são atropeladas em diversas cidades de muitos estados brasileiros.”
Diante da necessidade de proteger os animais e a população que circula pela região, a Belgo firmou parceria com o Projeto Capa para instalar a tela Belgo Strada no trecho que vai da altura da Ponte do Jaguaré até próximo do Complexo Viário Heróis de 1932 – mais conhecido como “Cebolão” –, na zona oeste. A tela tem design funcional, 1,4 m de altura e 12 fios horizontais trançados com arames verticais.
“A tela Belgo Strada possui uma camada pesada de zinco, o que oferece alta durabilidade e muita resistência ao impacto de animais de médio e até grande porte, como as capivaras. Com isso, protegemos a vida desses mamíferos roedores na região e, adicionalmente, contribuímos para a redução de acidentes envolvendo animais e humanos nessa importante via de São Paulo, onde a velocidade permitida aos veículos é de 90 km/h”, salienta Vianna.
O Projeto Capa oferece assistência e cuidados, além de controle populacional, das capivaras que povoam as margens do Rio Pinheiros. Em sua área de atuação – da Ciclovia do Rio Pinheiros até o Parque Bruno Covas –, monitora e atende mais de 10 grupos, que totalizam mais de 120 exemplares da espécie Hydrochoerus hydrochaeris. A ONG também resgata e trata animais domésticos feridos e abandonados, promovendo sua adoção.
“A Belgo está oferecendo segurança e proteção à fauna que vive nessa região do Rio Pinheiros. Diversos grupos não só de capivaras, mas de outras espécies – como o ratão-do-banhado (Myocastor coypus), por exemplo –, vivem nessa área e correm risco de atropelamento. Há 2 anos, o Projeto Capa vinha articulando reuniões com empresas responsáveis pelas áreas, onde ocorrem muitos acidentes, mas parece que nunca ninguém se importou com a vida dos animais”, finaliza a presidente da ONG. Com a doação, esse cenário começa a mudar.
Compromisso com a segurança humana e animal
Esta não é a primeira ação da Belgo Arames em benefício da segurança humana e animal. A companhia já instalou telas Belgo Strada às margens da Rodovia MS-040, que liga Campo Grande a Santa Rita do Pardo, no Mato Grosso do Sul, e no trecho da Rodovia MS-178 que passa por Bonito (MS). Esta última registrava anualmente um grande número de acidentes envolvendo espécies, como capivaras, antas, tamanduás e jaguatiricas.
Fonte: Viviane Passerini – Texto Comunicação Corporativa