A BASF oferece soluções em aditivos para plásticos na agricultura, inclusive para o cultivo de do algodão. A principal aplicação para este tipo de cultura são os filmes plásticos para enfardamento na colheita do algodão, os cottons wraps, que embalam e armazenam grandes volumes do produto. Essa técnica de enfardamento automático durante o processo de descarga da colheita, evita perdas, aumenta a agilidade e produtividade e protege o algodão, inclusive contra as intempéries climáticas, aumentando a sua qualidade.
Os plásticos agrícolas são vulneráveis à radiação UV, condições climáticas e à presença de produtos químicos. “Para ampliar a durabilidade desses materiais e garantir a proteção, a BASF possui um amplo portfólio de soluções de aditivos estabilizantes para filmes dirigidos a produtores de resina, de masterbatches e convertedores”, explica Daniella La Torre, especialista técnica de Aditivos para Plásticos para Agricultura da BASF para Américas.
O estabilizador de luz Tinuvin® 494 AR, por exemplo, atua como um excelente estabilizador UV garantindo adicionalmente resistência a produtos químicos de proteção de cultivos. Ele também contribui no processo de produção do filme agrícola, mantendo suas propriedades mecânicas. O recém-lançado Tinuvin® NOR® 211 AR também é uma solução eficaz de valor para os plásticos agrícolas expostos à radiação UV intensa, alto calor e ataque agroquímico severo.
Esse tipo de enfardamento é também sustentável, já que o filme plástico de polietileno é 100% reciclável. O compromisso da BASF com a inovação e a sustentabilidade se reflete na expansão de sua plataforma NOR®. Estes produtos fazem parte do portfólio VALERAS®, que utiliza eletricidade renovável na produção e otimiza a forma do produto para reduzir o consumo de energia e as emissões.
Fonte: Ligia Cerdeira