A consultoria Baldan realiza esta semana, em Ribeirão Preto, a 3ª edição de seu workshop tecnológico Baldan Connected. O evento contará com quase uma dezena de palestras sobre o uso de drones nos canaviais. Convidado da Sipcam Nichino Brasil, o consultor Carlos Azania apresentará um trabalho com resultados em nível de campo obtidos na aplicação do maturador Sprint® 50 WG, da companhia, em áreas de cana-de-açúcar.
Conforme a Sipcam Nichino, essa solução entrega ganhos robustos no tocante à qualidade da matéria-prima dos canaviais e traz acréscimos significativos em ATR (açúcar total recuperável).
Gerenciamento da colheita
De acordo com a gerente de marketing da Sipcam Nichino, engenheira agrônoma Carulina Oliveira, o manejo correto de Sprint® 50 WG, descrito como um regulador de crescimento, acelera a maturação natural da cana-de-açúcar. “Trata-se de um recurso para promover acúmulo de sacarose, ampliar a janela de colheita e melhorar o gerenciamento da colheita da matéria-prima”, ela resume.
Carulina explica que a solução pertence ao grupo das sulfonilureias e tem por ingrediente ativo o composto ortosulfamuron. “Por isso pode ser usado em menores doses”, diz a agrônoma. Ela adianta que o maturador não interfere na brotação de soqueira e não atinge à gema apical, além de evitar florescimento e isoporização.
“Auxilia no aumento da capacidade de moagem, melhora o grau de pureza do caldo da planta e evita coloração indesejável do açúcar. Sprint® 50 WG é estratégico frente ao impacto de mudanças climáticas, do aumento da área cultivada e do aumento da distância entre a indústria e a lavoura”, ela conclui.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fonte: Fernanda Campos