18.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAuditorias do Desafio Nacional de Máxima Produtividade do CESB apontam “ótimas expectativas...

Auditorias do Desafio Nacional de Máxima Produtividade do CESB apontam “ótimas expectativas produtivas”

Iniciativa avalia rigorosamente as condições de plantio, as técnicas utilizadas e os ganhos de produtividade, agregando credibilidade aos resultados obtidos 

São Paulo, março de 2021 – O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) está em um momento próspero, conquistando um recorde de 6 mil inscritos no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, um aumento de quase 15% no número de participantes. Entretanto, os trabalhos estão apenas começando. O CESB, em parceria com a empresa Somar, já iniciou as auditorias que irão averiguar e aferir a qualidade das técnicas e o aumento de produtividade dos sojicultores participantes do concurso. As auditorias se estenderão até meados de maio de 2021.

De acordo com Juliano Nunes, diretor da Somar – Serviços Agro, as auditorias garantem que os números certificados reflitam o desempenho dos produtores de soja e revelem a excelência das melhores técnicas de cultivo. “Com transparência e imparcialidade, o Desafio CESB se firma como um concurso idôneo, com credibilidade. Os números finais comprovam que os sojicultores têm o compromisso de aumentar produtividade com técnicas sustentáveis e rentáveis”, observa.

Até o momento, as análises levantadas pelo CESB indicam que os sojicultores terão desafios na safra 20/21. Segundo Dr. João Pascoalino, coordenador técnico e de pesquisa do CESB, a seca levou ao atraso no plantio, enquanto as altas temperaturas encurtaram o ciclo das plantas. Por fim, houve um período de chuvas excessivas, e esses fatores combinados fizeram com que as colheitas se concentrassem em um período muito restrito. “Desse modo, o produtor passou a ter mais dificuldades para retirar a soja do campo”, afirma.

Ainda assim, as expectativas são positivas. Conforme quadro abaixo, em comparativo com o último ano, foi avaliado que a produtividade relativa média está superior em 5% e 1% para as áreas auditadas e/ou colhidas nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, respectivamente. Quanto ao mês de março, os números das áreas auditadas são inferiores em 1%. “Contudo vale ressaltar que até o fim de março o resultado pode se configurar de uma maneira diferente”, pondera o coordenador técnico e de pesquisa do CESB.

A safra 20/21, quando comparada à do ano anterior, registrou 12% a mais de auditorias realizadas. A Somar e o CESB esperam alcançar um número de auditorias semelhante à do ano passado, que foi de 913 auditorias.

“Nesse contexto, o produtor brasileiro, sabe e nos ensina que a cada safra é um desafio diferente. O planejamento e a resiliência para contornar situações adversas é um diferencial, exemplo da safra 20/21”, finaliza Pascoalino.

O CESB é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem por objetivo alavancar a produtividade da soja no Brasil. O comitê é composto por 22 membros e 30 entidades patrocinadoras: Basf, Bayer, Syngenta, UPL, FMC, Jacto, Mosaic, Superbac, Corteva, Instituto Phytus, Eurochem, Compass Minerals, ATTO Adriana Sementes, Stoller, Timac Agro, Brasmax, Stara, Datafarm, Viter, Somar Serviços Agro, Ubyfol, Fortgreen, KWS, Yara, Sumitomo Chemical, Adama, Agrivalle, HO Genética, FT sementes e IBRA.Além do tradicional Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja, o CESB realiza uma série de outras ações que visam o incremento da produtividade média da sojicultura nacional de maneira sustentável e rentável para seus participantes e sociedade. Uma destas iniciativas é o Máster em Tecnologia Agrícola (MTA Soja), primeiro curso de pós-graduação em soja. Organizado pelo CESB, em parceria com a Elevagro, o curso terá conteúdo abrangente, contemplando boas práticas e altas produtividades. Mais informações pelo telefone: (15) 3418.2021 ou pelo site www.cesbrasil.org.br

Fonte: Ação Estratégica

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS