No dia 27 de julho (quinta-feira), às 10h, a Oceana divulga, ao vivo, pelo seu canal no YouTube, os resultados da Auditoria da Pesca, principal estudo que avalia a situação dos estoques pesqueiros, pescarias, transparência e política pesqueira nacional. A análise de 22 indicadores será apresentada e discutida por cientistas da Oceana, pesquisadores e representantes do governo federal com moderação do editor da revista Seafood Brasil, Ricardo Torres.
A mesa de debatedores do webinário será composta por Ademilson Zamboni (oceanólogo e diretor-geral da Oceana); Alex Lira (coordenador geral de estatística do Ministério da Pesca e Aquicultura); Altemir Gregolin (coordenador de Projetos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO no Brasil); Angel Perez (professor-doutor da UNIVALI); Carina Pimenta (secretária de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima); e Martin Dias (oceanógrafo e diretor científico da Oceana).
Os jornalistas podem participar da live com perguntas em tempo real que podem ser enviadas pelo WhatsApp (61) 99232-2235.
Em sua terceira edição, a Auditoria da Pesca aponta um salto no conhecimento sobre a situação dos estoques pesqueiros, fruto de pesquisas realizadas com recursos públicos por cientistas de diferentes instituições do país. Apesar do avanço, uma parte expressiva dos recursos pesqueiros brasileiros ainda é explorada sem que se conheça a sua situação biológica, o que representa riscos ambientais e socioeconômicos.
Conheça os debatedores:
ADEMILSON ZAMBONI
Oceanólogo e mestre e doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo. De 1995 a 2000, foi professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande na área de poluição marinha. Em 2001, no Ministério do Meio Ambiente, ocupou cargo no Programa Nacional de Gestão Costeira e Marinha, trabalhando com políticas públicas, planejamento territorial e setorial costeiro e liderando projetos de escala nacional. De 2008 até 2017, trabalhou no Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), uma organização sem fins lucrativos focada em energia, transportes e mudanças climáticas. É diretor-geral da Oceana Brasil desde 2018.
CARINA PIMENTA
Carina Pimenta é secretária Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). É formada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade de Sussex. Ao longo de sua carreira, atuou em organizações do setor privado e da sociedade civil em temas relacionados a finanças sustentáveis, empreendedorismo social, desenvolvimento rural, negócios de impacto socioambiental e bioeconomia. É cofundadora do Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus).
ALEX LIRA
Engenheiro de Pesca, mestre e doutor em recursos pesqueiros e aquicultura ambos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e doutor em ecologia marinha pela Université de Bretagne Occidentale – UBO (França). É professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e integrante do Programa de pós-graduação em ecologia e conservação (PPEC), atuando, principalmente, em estudos relacionados à ecologia de peixes, avaliação de estoques e impactos da pesca, com ênfase em modelagem ecossistêmica. Atualmente é coordenador-geral de estatística no Departamento de Pesquisa e Estatística da Pesca e Aquicultura (DPEPA), na Secretaria de Registro, Monitoramento e Pesquisa (SERMOP) do Ministério da Pesca e Aquicultura.
ALTEMIR GREGOLIN
Ex-ministro da Pesca e Aquicultura (2006-2010) é médico veterinário, com mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, instituição na qual também é professor. Atua como consultor no setor de pescados e possui mais de 20 anos de experiência no setor público. É Coordenador de Projetos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura(FAO) no Brasil e presidente do IFC Brasil (International Fish Congress & Fish Expo Brasil).
ANGEL PEREZ
Professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atua nos cursos de graduação em Oceanografia e pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. É oceanógrafo e mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e doutor em Biologia Marinha pela Dalhousie University. Desenvolve pesquisas em ciência pesqueira e ecologia de ambientes marinhos oceânicos profundos. É coordenador do Projeto da Comunidade Europeia Atlantic no Atlântico Sudoeste. Recentemente coordenou o desenvolvimento de plano de gestão espacial da pesca demersal no Sudeste e Sul do Brasil.
MARTIN DIAS
Graduado em Oceanografia e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental trabalhou como cientista pesqueiro na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) entre 2009 e 2012. Como consultor em diferentes projetos, trabalhou na avaliação da sustentabilidade de pescarias artesanais e industriais com base em diferentes padrões de certificação. Também atuou na avaliação da cadeia produtiva de pescarias artesanais e com o desenvolvimento de diagnósticos socioeconômicos sobre o setor pesqueiro, acumulando conhecimentos diversos sobre o setor pesqueiro do Brasil. É diretor científico da Oceana desde 2018.
RICARDO TORRES
Com 19 anos na cobertura do setor de pescado, é diretor e fundador da plataforma de comunicação Seafood Brasil, além de parceiro na criação da feira de negócios Seafood Show Latin America. Pós-graduado em política e relações internacionais na FESPSP, com especialização em cultura de países hispânicos pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha. Foi também fundador da empresa Venga Conteúdo, focada na produção de conteúdo multiplataformas, especializando-se em empreendimentos jornalísticos B2B.
Fonte: Sergio Maggio