Produtores uniram-se para criar uma associação, para juntos buscar soluções e melhorias para a atividade
Pensando no desenvolvimento da bovinocultura de leite do município de São José das Missões, produtores uniram-se para criar uma associação, para juntos buscar soluções e melhorias para a atividade. A Associação dos Produtores de Leite de São José das Missões (Apromissões) foi formalizada durante uma assembleia, na semana passada, que reuniu cerca de 30 famílias que trabalham com a atividade da bovinocultura de leite no município.
A busca por melhores preços na aquisição de insumos e a organização da gestão de máquinas e equipamentos foram os principais motivadores que impulsionaram os agricultores a criar a Associação. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mairo Trentin Piovesan, o município conta com cerca de 100 (cem) famílias envolvidas na atividade da bovinocultura de leite. Destas, 60 comercializam o leite diretamente para a indústria e as demais utilizam o leite para consumo na propriedade e na comercialização informal de derivados, como o queijo.
A assembleia aprovou a constituição da Apromissões, definiu a sua sede, deliberou e aprovou o Estatuto Social da entidade e elegeu e empossou os membros da Direção e do Conselho Fiscal. Com mandato de quatro anos, o jovem agricultor e produtor de leite, Franciel Marcos Novello Schneider, foi eleito presidente da Apromissões. Segundo Franciel, a Associação servirá como mais uma ferramenta para auxiliar os agricultores de forma conjunta e organizada, uma vez que constituição da entidade busca melhorar as condições de trabalho das famílias produtoras e fortalecer a atividade no município.
O trabalho de formação da Associação contou com a articulação do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e com o auxílio da equipe da Unidade de Cooperativismo (UCP) de Frederico Westphalen. ?A expectativa é que a Associação beneficie todos os produtores interessados, fortalecendo os que já trabalham e trazendo novos produtores para a atividade?, comentou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar. Um dos destaques da Assembleia foi a grande participação de jovens e a consequente presença destes na Direção e no Conselho Fiscal da Associação. No total dos sete membros, quatro são jovens.
A Emater/RS-Ascar apoia a atividade da bovinocultura de leite com ações envolvendo desde o crédito rural, gestão da atividade, formação da pastagem, até a melhoria da qualidade do leite. Com a criação da Associação, espera-se uma maior organização dos trabalhos e melhores resultados para as famílias assistidas.
Fonte: Emater-RS