Solução permite reaproveitamento do contêiner da importação na exportação, garantindo uma redução nos custos
Sempre focada em orientar seus clientes por caminhos inteligentes, a Asia Shipping, multinacional brasileira especializada na integração de cargas envolvendo diversos modais, desenvolveu uma solução de logística colaborativa que permite às empresas do setor de agronegócios redução nos custos e a garantia de equipamento disponível, já que é um setor muito demandado no mercado. Além disso, a promoção desse tipo de sinergia entre importadores e exportadores ajuda o meio ambiente, gerando menos emissões nos transportes.
Em linhas gerais, a Asia Shipping combina o transporte de dois players, um da importação e outro da exportação, que possuem rotas similares. O contêiner da importação, que sairia vazio do porto para ir até a planta do importador, é reaproveitado pelo cliente da exportação, garantindo, assim, equipamento disponível e custos menores para ambos. As commodities que mais se beneficiam com essa logística colaborativa são arroz, cereais, amendoim, café, algodão e madeira.
“Dentro desse processo de logística colaborativa, trazemos o que tem de mais moderno na movimentação de cargas, como a multimodalidade, envolvendo o transporte marítimo e rodoviário; o despacho aduaneiro e a utilização de tecnologias de ponta para o gerenciamento desse transporte. Com isso, conseguimos reunir as melhores práticas em apenas um serviço, garantindo segurança e menos custos para os clientes,” comenta Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping.
Segundo ranking da consultoria Datamar, nas operações de importação a Asia Shipping lidera o ranking de agenciadores de carga. Na exportação, a multinacional fica entre os dois primeiros colocados. Hoje, a empresa está presente em 12 países, com 40 escritórios no mundo, sendo 11 no Brasil.
Fonte: Datamar
Fonte: Élida Gonçalves