26.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralÁrea tratada com baculovírus desenvolvido por empresa brasileira cresce 250%

Área tratada com baculovírus desenvolvido por empresa brasileira cresce 250%

O aumento da pressão de lagartas, especialmente na cultura do milho, e a busca por bioinseticidas mais tecnológicos e seletivos, fez disparar as áreas tratadas com produtos biológicos à base dos baculovírus (vírus que controla lagartas).

De acordo com a startup brasileira LIFE Biological Control, esse interesse maior do produtor pelos baculovírus é atribuído a uma nova cultura do produtor. “São produtos que oferecem eficiência no controle das lagartas e aumento da produtividade agrícola, além de permitir uma diminuição das aplicações de químico, proporcionando mais segurança e sustentabilidade para as pessoas e para o ambiente”, explica a CEO da empresa, Cristiane Tibola. A pesquisadora, que também é cientista e Doutora em Entomologia pela ESALQ/USP, completa: “Esse aumento reflete a crescente adoção dessa solução por agricultores que buscam alternativas sustentáveis e eficazes contra pragas agrícolas frente a elevação da pressão de lagartas sofrido na última safra”.

Os produtos da empresa à base dos baculovírus, que vem expandindo sua presença no setor agrícola brasileiro, sejam por meio da venda em canais de distribuição de marca própria ou então via parceiros B2B, já cobrem uma área de 2 milhões de hectares, atingindo especialmente grandes culturas como milho, soja, algodão e hortaliças.

“Apenas no milho, registramos um crescimento de área aplicada com nossos produtos na ordem de 250%, em dois anos. Entre as regiões que registraram maior crescimento estão propriedades nos estados de MT, MG e BA”, destaca a CEO da empresa.  Em franca expansão, a LIFE Biological Control projeta ampliar sua produção para atender uma área de aproximadamente 10 milhões de hectares até 2026, reforçando sua posição de relevância nesse mercado.

Conforme os pesquisadores da Embrapa a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), principal praga do milho, é capaz de reduzir a produção dessa cultura em mais de 50%. Atenta a essa demanda do agricultor, a LIFE Biological Control lançou o Destroyer Sf, através de uma parceria público-privada com a Embrapa milho sorgo, um microbiológico que tem na sua formulação exclusiva um vírus que infecta a praga sem trazer riscos à saúde humana ou ao meio ambiente.

Estudos da Embrapa, que serviram de base para o desenvolvimento do Destroyer Sf em parceria com a LIFE Biological Control, mostram que o uso do baculovírus pode alcançar uma eficiência de controle superior a 80% em algumas culturas, como soja e milho, dependendo das condições climáticas e da densidade populacional da praga.

O que é o Baculovírus?

O baculovírus é um vírus que infecta exclusivamente insetos, especialmente lagartas, sendo altamente específico para algumas das principais pragas-alvo. O ciclo de infecção se inicia quando a lagarta ingere partículas virais, presentes em folhas contaminadas. No corpo do inseto, o vírus se multiplica e compromete suas células, interrompendo rapidamente sua capacidade de se alimentar. Em questão de dias, o inseto infectado morre, liberando os vírus no ambiente, prontos para infectar outras lagartas.

Fonte: AgroUrbano Hub de Comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS