Dados preliminares divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram a situação das lavouras de café afetadas pelas geadas. Técnicos seguem monitorando a campo os estados mais atingidos, em propriedades rurais onde há uma provável mudança nas expectativas de produção.
Para o café arábica, estima-se que as geadas ocorridas no dia 20 de julho tenham atingido uma área entre 150 mil e 200 mil hectares, com possibilidade de impactos de baixa, média e alta intensidade.
Segundo o levantamento a estimativa da área total de café arábica no Brasil, em hectares é de 1.806.584. Já a estimativa de área de café arábica coberta pelas geadas, em hectares foi de 860.000, o que corresponde a 48% do total.
Em relação à estimativa de área de café arábica atingida pelas geadas, com possíveis danos leves, moderados ou severos, varia de 150.000 a 200.000 hectares. O percentual de área de café arábica atingida pelas geadas, com possíveis danos leves, moderados ou severos, em relação à área total vai de 8% a 11%.
O total de 1.806.584 hectares corresponde ao somatório das áreas em formação e produção, conforme estimativa publicada em maio/2021.Essas informações são preliminares e sujeitas a alteração.
Relatos de produtores afetados pelas geadas ocorridas em diversas regiões, especialmente, de Minas Gerais, indicam sinal de alerta a produção para 2022. O produtor afetado deve acionar o seguro rural, caso tenha. Em caso de dificuldade financeira para cumprimento do pagamento do custeio/parcela de contrato de investimento realizado para safra, o produtor pode solicitar a prorrogação/renegociação de seus débitos.
Fonte: Agrolink