Com o objetivo de discutir as bases para uma agricultura sustentável por meio do tripé social, ambiental e econômico, a Aprosoja Goiás promove em Goiânia, entre os dias 20 e 22 de agosto o 2º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável.
O Fórum será organizado em painéis que vão debater o mercado potencial da produção sustentável, o manejo da fertilidade com agrominerais regionais e Zoneamento Agrogeológico, a microbiologia aplicada ao manejo do solo e controle de pragas e doenças e plantas de cobertura em sistemas sustentáveis.
Inscrições
As inscrições já estão abertas no site do Fórum e se encerram no dia 15/08/2018 e as vagas são limitadas. Após essa data, havendo disponibilidade de vaga, os organizadores informarão se haverá abertura de novas inscrições no local do evento.
A inscrição dá acesso à programação científica, área de estandes, sessão de pôsteres, jantar de abertura, almoços, coffee breaks, kit do congressista contendo material de apoio e certificado de participação, que estará disponível para download neste site alguns dias após o evento. A validação da inscrição será feita após a efetivação do pagamento realizado por meio de boleto gerado no site do Fórum. Os valores variam de R$ 405 a R$ 505 conforme forma de pagamento.
Para obter outras informações sobre inscrição, favor enviar e-mail para [email protected].
Programação
20 de agosto de 2018 (segunda-feira)
15h às 17h – Credenciamento
17h às 18h – Abertura Oficial
18h às 18:30 – O que é o GAS (Grupo de Agricultura Sustentável)? com Eduardo Martins e Paulo Borges (GAS)
18:30 às 20h – Palestra Magna: Fórum do Futuro e sua conexão com a Agricultura Sustentável com Alysson Paolinelli (Presidente Abramilho)
Moderador: Sebastião Pedro (Embrapa Cerrados)
20h às 23h – Jantar
21 de agosto de 2018 (terça-feira)
Painel Agrominerais Regionais no Manejo da Fertilidade do Solo
08h às 08:10 – Abertura do Painel com Dr. Éder de Souza Martins (Embrapa Cerrados)
08:10 às 08:50 – Potencial agrogeológico de remineralizadores do Brasil comMe. Magda Bergmann (Serviço Geológico do Brasil – CPRM)
08:50 às 09:30 – Avaliação agronômica e potencial de agrominerais regionais com Dr. Carlos Augusto Posser Silveira (Embrapa Clima Temperado)
09:30 às 10:10 – Coffee break e Visita aos Estandes de Patrocinadores
10:10 às 10:40 – Interações entre os agrominerais regionais e os microrganismos funcionais do solo com Eduardo Martins (Biólogo, GAS)
10:40 às 11:20 – Qualidade de alimentos produzidos com remineralizadores com Bernardo Knapik (Ekosolos)
11:20 às 12h – Mesa-redonda
Moderadores: Dr. Éder de Souza Martins (Embrapa Cerrados) e Antônio Bizão (GAS)
12h às 14h – Intervalo para Almoço e Sessão de Pôsteres
Painel Insumos biológicos em agricultura de escala – parte 1
14:00 às 14:10 – Abertura do Painel com Dra. Rose Monnerat (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)
14:10 às 14:50 – Legislação: a produção de insumos “on farm” é legal
Carlos Venâncio (Ministério da Agricultura) e Leonardo Minaré (Aprosoja Brasil)
14:50 às 15:30 – Parasitóides para controle de insetos comDr. Ivan Cruz (Embrapa Milho e Sorgo)
15:30 às 16h – Coffee break e Visita aos Estandes de Patrocinadores
16h às 16:30 – Fungos e bactérias para controle de doenças de plantas com Dr. Wagner Bettiol (Embrapa Meio Ambiente)
16:30 às 17h – Fungos para controle de insetos com Dr. Marcos Faria (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)
17h às 17:30 – Fungos para controle de plantas invasoras e doenças de plantas com Dra. Sueli Mello (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)
17:30 às 18h – Mesa-redonda com Moderadores: Gleyciano Vasconcellos e Joel Ragagnin (GAS)
Sessão de Cinema – AgriSustentável
18:30 às 20h – Vídeo-palestra – A rede de microvida no solo com Elaine Ingham (Soil FoodWeb Inc)
20h às 20:30 – Comentários sobre a vídeo-palestra com Pedro Vilela (Rizoma)
22 de agosto de 2018 (quarta-feira)
Painel Plantas de Cobertura e Manejo Integrado de Invasoras
08h às 08:10 – Abertura do Painel com Eduardo Jacintho e Valtênio Leonel (GAS)
08:10 às 08:50 – Equilíbrio dos organismos do solo através da bioativação do solo e plantas de cobertura com Dr. Ademir Calegari (Consultor Projeto Solo Vivo)
08:50 às 09:30 – Comportamento de herbicidas e seus impactos em organismos não-alvos com Dra. Virgínia Damin (UFG)
09:30 às 09:50 – Mesa-redonda com Moderadores: Ivo Frare e Paulo Bufon (GAS)
09:50 às 10:20 – Coffee break e Visita aos Estandes de Patrocinadores com Painel Insumos biológicos em agricultura de escala – parte 2
10:20 às 11h com Bactérias para controle de insetos com Dra. Rose Monnerat (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)
11h às 11:40 – Feromônios para monitoramento e controle de insetos com Dr. Miguel Borges (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)
11:40 às 12h – Mesa-redonda com Moderadores: Giberto Yuki e Sandro Henkes (GAS)
12h às 14h – Intervalo para Almoço e Sessão de Pôsteres
Painel Agricultura Sustentável: o que estamos fazendo e o que está por vir
14h às 15h – Saúde do solo: um novo conceito de fertilidade agrícola sustentável com Prof. José Luiz M. Garcia (Instituto de Agricultura Biológica)
15h às 16:30 – Agricultura Sintrópica, sustentabilidade em larga escala: seria possível conciliar Meio Ambiente e Produtividade? com Ernest Götsch, Felipe Pasini e Fernando Rebello
16:30 às 17h – Mesa-redonda com Moderadores: Cassiano Niero e Vânia Antoniolli (GAS)
17h às 17:30 – Encerramento e Coffee break
Inscreva-se: http://grupoagrisustentavel.com.br/inscricoes/