A Agrishow se consolidou como uma das maiores vitrines de tecnologia agrícola do Brasil e do mundo e para a edição deste ano, que acontece de 29 de abril a 03 de maio, em Ribeirão Preto/SP, não poderia ser diferente. A feira será palco do lançamento oficial do novo aplicativo de Realidade Aumentada (RA), da Titan Pneus, uma tecnologia inovadora que permite aos usuários projetarem por meio do celular, os pneus agrícolas em tamanho real, em qualquer ambiente e ainda vai além, possibilita vê-los performando nos mais diversos terrenos ou lavouras.
Segundo o gerente de marketing da empresa, William Bossolani, a solução foi desenvolvida para suprir uma grande necessidade do produtor rural. Isso porque o agricultor brasileiro, de modo geral, tem como característica na hora de comprar, querer ver o produto ou equipamento que vai adquirir, no caso dos pneus agrícolas, isso era um limitante.
Primeiro porque essa categoria de produtos tem medidas grandes, e nem sempre é fácil transportá-los. Outro empecilho é que o portfólio é extenso, sendo assim, é inviável ter todas as medidas em estoque nas lojas ou revendas. “O aplicativo veio para facilitar e ajudar nesse gargalo, uma vez que apenas com catálogos ou fotos não era possível demonstrar todos os detalhes técnicos dos produtos, algo que a Realidade Aumentada já permite com qualidade”, destaca Bossolani.
O aplicativo funciona online e off-line e pode ser utilizado de forma muito simples. Basta acessar a Google Play Store ou App Apple Store, procurar por: Titan Pneus-AR, baixá-lo gratuitamente no celular, escolher uma medida de pneu que deseja mais informações na tela inicial, selecionar uma área aberta, e pronto. A tecnologia faz automaticamente a projeção do produto com a Realidade Aumentada.
Desta forma é possível observar todos detalhes técnicos de diversos ângulos. “Para compor o aplicativo de RA, selecionamos os principais pneus do portfólio da Titan e inserimos na ferramenta. Agora, com essa nova tecnologia, durante uma conversa técnica, o vendedor poderá apresentar para o cliente todos os detalhes de cada produto de uma maneira mais clara”, diz o gerente de marketing.
De acordo com Ricardo Teixeira, gerente de TI Latam da Titan, o desafio do projeto era desenvolver uma tecnologia que refletisse fielmente como é o pneu na realidade no dia a dia no campo. Além disso, o grande diferencial foi conseguir projetar o desempenho de cada um deles nos mais variados terrenos. “Essa possibilidade para o agricultor faz muita diferença, pois ele pode ver na projeção a largura e profundidade, por exemplo, questões de compactação do solo, isso em cada cultura específica. Uma ferramenta que será muito útil aos técnicos de campo, revendedores, distribuidores ou até mesmo os produtores que podem baixar”, destacou.
Ainda de acordo com o profissional, a Realidade Aumentada não é uma novidade no mercado, mas o grande diferencial da solução da Titan, é sua aplicação. “A projeção dos produtos pode ser realizada também nos próprios tratores dos clientes o que possibilita ver o pneu rodando com toda realidade possível”, acrescentou.
Desenvolvimento técnico
Para desenvolver o app, Titan contou com importantes parcerias. Por isso buscou no mercado, empresas referências no assunto, como a Engemon IT, uma integradora de tecnologia que fez o acompanhamento do projeto juntamente com a RD3 Digital – companhia com mais de 10 anos de atuação, pioneira no mercado de RA.
Segundo o Raphael Magri, CEO da RD3 Digital, o projeto com a Titan foi muito disruptivo, pois é uma inovação que teve seu conceito muito mais amplo, indo além dos detalhes técnicos. Para atingir o nível de precisão, foi necessário um trabalho conjunto e imersivo de programadores, designers 3d, equipe de criação e gestão do projeto. “Conseguimos chegar no nível da animação onde é possível ver todos os detalhes tanto do pneu, quanto do cenário com grande perfeição, algo inédito no Brasil e talvez no mundo”, destacou.
A novidade que será apresentada na Agrishow, poderá ser vista de perto com demonstrações e explicações durante o evento. “A ideia é continuar aperfeiçoando a ferramenta. Além disso, estudamos disponibilizá-lo em outros idiomas, como inglês e espanhol. É uma solução que já nasce pronta para receber novas versões e mais experiências no futuro”, finaliza Magri.
Fonte: Kassiana Bonissoni