18.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralApex-Brasil lança em Belém novo núcleo de capacitação para exportar com foco...

Apex-Brasil lança em Belém novo núcleo de capacitação para exportar com foco nas TICs

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançará em Belém, no dia 21 de outubro, o Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), cujas atividades serão desenvolvidas pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, parceiro da Agência na qualificação dos exportadores do estado.

O projeto com o PCT Guamá tem duração de dois anos, nos quais serão capacitadas 146 empresas de diversos portes. Múltiplos setores integram a iniciativa, mas haverá um foco maior para o segmento de tecnologias da informação e comunicação (TIC) devido ao forte potencial identificado na região.

O Núcleo já começou a funcionar e atende empresas de bebidas e alimentos, higiene e cosméticos, móveis e TIC. Apesar de lançar agora o Núcleo Operacional do PEIEX no estado, a Apex-Brasil desenvolve diversas ações com as empresas da região. Em 2015, 95 empresas paraenses foram apoiadas pela Agência em ações de promoção comercial, das quais 15 realizaram exportações.

O valor total exportado chegou a US$ 150,7 milhões e os produtos do estado alcançaram 61 destinos internacionais. Na região Norte, o Pará é o segundo principal estado com empresas apoiadas pela Apex-Brasil, ficando atrás de Rondônia.

Ao todo, 10 projetos setoriais da Agência com entidades representativas dos setores produtivos nacionais estão presentes no estado, com destaque para o setor de orgânicos, software e serviços correlatos, produtos étnicos, carnes bovina, suína e de frango, e couros. Os principais destinos das exportações do estado entre as empresas que integram os projetos setoriais são Alemanha, Hong Kong, Holanda, Estados Unidos e China. Do total exportado pelo estado com apoio da Agência, 40% foram gerados por microempresas, 26% por médias e 20% grandes.

Fonte: Apex-Brasil

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS