21.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAlerta para o mercado: Minasul está com estoque de somente 130 mil...

Alerta para o mercado: Minasul está com estoque de somente 130 mil sacas

A segunda maior cooperativa cafeeira em exportações (400 mil sacas até o momento) está com estoque raso de 130 mil sacas e faltam 200 mil ainda para saldar os compromissos internacionais até junho, quando mal terá começado uma nova safra já tida como menor. Na Minasul, o cenário não explica os rallies das cotações internacionais, sempre flertando com viés de baixa – ou sem engatar uma escalada.

E a cooperativa sediada em Varginha (MG) vai acabar tendo que pagar o ágio para comprar no mínimo 50 mil sacas – quantidade que deverá ser mais complicada em achar com padrão de qualidade – e vender mais barato, segundo o presidente José Marcos Magalhães.

O nervosismo que embaralhou o mercado começou depois que se consolidaram as exportações recordes brasileiras pouco acima de 40 milhões de sacas na safra passada – daí que os traders entendem que há maior disponibilidade nos inventários das grandes indústrias compradoras. “Mas não tem sustentação”, diz Magalhães.

O exemplo dele, como produtor, quanto ao próximo ciclo, se estende para qualquer região produtora que se olhe: “Plantei 50 mil hectares a mais e vou produzir menos que 2018”.

O clima ruim de muita chuva em novembro/dezembro retrasados, que “afogaram” as raízes, depois muito calor no verão de 2019 e mais a friagem do inverno último, cortarão a produção em ano no qual a bianualidade da cultura deveria favorecer. E em 2021 será a vez da safra ruim, pelo ciclo de café alternando anos bons e difíceis.

Na temporada 18/19, a qual o presidente da Minasul dá conta dos baixos volumes guardados, a cooperativa recebeu 1,4 milhões de sacas.

Não tem café agora e não terá em abundância nos próximos dois anos. Situação que o executivo principal da cooperativa enxerga para todos os centros de produção, especialmente do tipo arábica.

Fonte: Money Time

Crédito: DP Pixabay

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS