32.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAlerta Ferrugem – Identificados primeiros casos na safra 2019/20

Alerta Ferrugem – Identificados primeiros casos na safra 2019/20

Identificados os primeiros esporos de ferrugem asiática no Paraná

Com um trabalho de monitoramento de esporos de ferrugem asiática da soja com mais de 240 coletores em todo o estado do PR, em parceria com diversas instituições, a Emater-PR confirmou o primeiro caso de esporos, no município de Vitorino-PR, no Sudoeste do PR. Porém não foi observado sintomas da doença nas plantas no talhão monitorado.

A presença dos esporos é um indicativo do patógeno no ambiente, porém não necessariamente significa infecção da doença a campo, bem como eventual epidemia. Porém torna-se necessário a intensificação do monitoramento da doença na forma sintomática à campo, através da inspeção de folhas de soja.

Através da rede de coletores, a partir desta primeira confirmação de esporos, é possível acompanhar o desenvolvimento da doença para os demais municípios e regiões do PR. Importante acessar semanalmente o site Alerta Ferrugem para acompanhar este comportamento.

Para o manejo químico da ferrugem com o uso de fungicidas, além das informações da presença de esporos, deve-se levar em consideração a inspeção foliar, estádio da cultura e as condições climáticas, principalmente futuras, pois a infecção depende das condições ambientais (molhamento foliar, temperatura, precipitação, etc).

Reforçamos que o coletor de esporos de ferrugem asiática da soja é mais uma ferramenta de apoio no manejo da doença, cuja informação não deve ser utilizada de forma isolada para tomada de decisão no manejo da doença, dada a sua agressividade e potencial de redução de produtividade.

Importante que agricultores e técnicos a partir deste momento, principalmente no Sudoeste do PR, intensifiquem as vistorias das lavouras de soja, visando identificar sintomas em lavouras.

Fonte: Emater-PR

Crédito: Embrapa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS