A parceria entre as empresas visa ampliar o alcance dos critérios ESG, democratizar a checagem da origem dos grãos, além de incentivar a prática em todos os elos da cadeia, colaborando para que o agronegócio seja ainda mais sustentável
A Grão Direto — maior plataforma de comercialização digital de grãos da América Latina — fechou uma parceria para utilização das soluções digitais da Agrotools — empresa líder em tecnologia e inteligência para o agronegócio. A iniciativa tem como objetivo promover a sustentabilidade dos grãos comercializados na plataforma da Grão Direto, reforçando ainda mais seus critérios e políticas ESG, além de democratizar o conhecimento sobre a origem dos produtos negociados, incentivando a prática em todos os elos da cadeia, indo desde pequenos compradores, passando por médias empresas e até grandes multinacionais.
Desde sua concepção, as questões de compliance ambiental e de ESG sempre estiveram na pauta da Grão Direto. Agora, após desenvolver seu próprio protocolo de sustentabilidade, utilizando tecnologia Agrotools, a startup atinge um novo patamar, ampliando os impactos positivos para toda a cadeia e reforçando os diversos benefícios da comercialização digital também em relação aos aspectos ambientais.
“A Grão Direto, desde o início, é uma plataforma que preza pelo bom relacionamento entre nossos clientes, incentivando negócios justos, transparentes e éticos. Com base nestes princípios, nosso marketplace está cada vez mais maduro em relação ao compliance de seus usuários e transações, aprimorando continuamente a segurança e a confiabilidade para todos os participantes da cadeia de comercialização. Nesse sentido, a sustentabilidade e rastreabilidade é só um dos inúmeros passos dessa jornada. Nós, enquanto startup intrinsecamente inovadora, entendemos que devemos fazer parte do grupo de agentes promotores dessa transformação”, comenta Frederico Marques, CTO e cofundador da Grão Direto.
O novo protocolo, criado a partir da parceria – que envolve a Agrotools, clientes da Grão Direto, associações, entre outros – trata-se de um conjunto de critérios que visam proteger o ambiente de comercialização de eventuais problemas de sustentabilidade, e foi construído com base em conceitos bem estruturados para garantir a origem e assegurar que não haja violação de quesitos ESG. A Agrotools entra na jornada com um papel essencial de oferecer dados, compilados e analisados como um todo, já que é justamente reconhecida como uma Bigtech do agronegócio. Além disso, cabe a ela contribuir com a parte consultiva de validação do protocolo estabelecido pela Grão Direto.
“A principal força dessa iniciativa, ao meu ver, é democratizar o acesso das nossas tecnologias no mercado geral do agronegócio. Empresas de todos os tamanhos se beneficiam grandemente desta integração digital. Somos um grande ecossistema tecnológico que visa compartilhar e incentivar o agronegócio digital tanto para as grandes empresas quanto para os pequenos operadores, além de conectá-los, seja na comercialização, seja no financiamento, dentre vários outros setores que atuamos de ESG”, opina Lucas Tuffi, CSO da Agrotools.
A análise inteligente das informações é o principal caminho para que o setor consiga seguir o cumprimento da agenda ESG. “A inteligência de dados possibilita a coleta qualificada de informações e o monitoramento de territórios e cadeias produtivas de forma eficaz, garantindo o cumprimento dos critérios sustentáveis. Além disso, contribuem com o aumento de ações de preservação dos recursos naturais para reduzir o impacto socioambiental, empurrando o agronegócio para o desenvolvimento sustentável”, explica Sergio Rocha, CEO da Agrotools.A rastreabilidade dos grãos também mostra que empresas inovadoras, como a Agrotools e a Grão Direto, podem impactar positivamente o setor em muitas esferas, o que amplia o benefício para todos — direta ou indiretamente. “Este é só o início de algo muito maior. A Grão Direto tem se posicionado como a plataforma digital que mais incentiva a sustentabilidade no mundo, gerando benefícios de fato e no dia a dia da comercialização. Blockchain, rastreabilidade, tokenização, big data, inteligência artificial, entre outras, são tecnologias que estão e estarão cada vez mais presentes no cotidiano do agronegócio, com negociações mais eficientes, digitais, seguras e sustentáveis”, explica Marques.
Fonte: Wendy de Oliveira