As unidades da Apta Regional de Pariquera Açu e de São Roque promoveram ações para trabalhar a Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico
O Grupo de Trabalho da Rede de Pesquisa em Agroecologia Regional (RAR), da APTA Regional, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoveu eventos de transferência do conhecimento, durante a “Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico de 2023”, que ocorreram nas unidades de pesquisa da Apta Regional de Pariquera Açu e na APTA Regional de São Roque, interior de SP.
A Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, foi promovida pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de 26 de maio a 4 de junho, escolheu como tema de 2023 o Meio Ambiente. O tema da campanha visa ressaltar os benefícios do alimento orgânico como instrumento de preservação do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho desde 1973. Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na abertura da 27ª Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 15 de dezembro de 1972, o dia tem por objetivo sensibilizar a opinião pública e valorizar o meio ambiente. O slogan da 19º Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, de 2023, é “Produto Orgânico, amigo do clima”.
Transição Agroambiental
Na APTA Regional de Pariquera Açu foi realizado o 11º Encontro de Produtores Orgânicos do Vale do Ribeira, em 31 de maio, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Rural (CATI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
Participaram do evento 175 pessoas, entre elas, agricultores, técnicos e estudantes de diferentes municípios do Vale do Ribeira, que puderam ver na prática o uso de produtos e insumos voltados para a produção orgânica, com destaque para a produção de hortaliças em pequenas propriedades, além da produção em Sistema Agroflorestal (SAF)desenvolvido pelos cooperados da Cooperafloresta – Associação dos Agricultores Agrofloretais de Barra do Turvo e Adranópolis.
O Protocolo de Transição Agroambiental e a importância da certificação orgânica foram destaque nas apresentações de técnicos da CATI e SENAR. O encontro finalizou o dia comum estudo de caso de produção de hortaliças e plantas medicinais na região metropolitana de Curitiba, seguido de uma mesa redonda que discutiu a importância da agricultura orgânica para o Vale do Ribeira.
Resíduos Orgânicos
Segundo Sebastião Wilson Tivelli, pesquisador da APTA Regional de São Roque, a participação foi bem efetiva na Oficina de Compostagem de Resíduos Orgânicos, que ocorreu no sábado, 3 de junho, com a participação de 35 agricultores, técnicos e estudantes dos cursos de Biologia e Gestão Ambiental do Instituto Federal (IFSP – Campus de São Roque). O evento foi realizado em parceria com a Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, pelo diretor Leonardo Scalise Carmo.
Na parte teórica da Oficina, foram abordados aspec
Na parte prática da Oficina de compostagem, os participantes foram incentivados a trazerem o resíduo orgânico gerado por eles em suas residências para ser montada uma composteira.
A composteira foi montada com resíduos da poda de árvores triturado, os resíduos domésticos e com aqueles gerados em uma das feiras livres de São Roque.
Ainda durante a parte prática, os participantes ouviram explicações de um representante do Restaurante Casa Isis sobre a composteira com os resíduos gerados pelo restaurante e puderam acompanhar o manejo realizado nessa pilha de composto.
“Ao final da parte prática, foi apresentado aos participantes o composto orgânico pronto produzido na APTA Regional de São Roque”, destaca Tivelli.
O pesquisador explica que a produção de alimentos orgânicoscontribui com a preservação do meio ambiente e a mitigação das mudanças climáticas de diferentes formas. Para sua produção, os agricultores orgânicos criam ambientes produtivos que permite a infiltração da água no solo e o estoque de carbono no solo [um dos gases do efeito estufa], o que não ocorre em outros tipos de sistemas produtivos.
Ao utilizar o composto orgânico para adubar os cultivos, osagricultores orgânicos prestam um grande serviço ambiental, devido à destinação correta aos resíduos orgânicos gerados nas cidades, do contrário, o destino desses resíduos seria o aterro sanitário. “Por essas e outras razões, o Produto Orgânico é amigo do clima, como muito bem destaca a Campanha Anual do Alimento Orgânico de 2023”, enfatiza.
“No Dia Mundial do Meio Ambiente contribua você também com o nosso planeta – consuma alimentos orgânicos, e nos demais dias, procure sempre incluir alimentos produzidos localmente e em sistemas agroecológicos” finaliza Tivelli.
Fonte: Lisley de Cassia Silverio



