25.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAgrodefesa reforça cuidados quanto à senha do Sidago para evitar fraudes por...

Agrodefesa reforça cuidados quanto à senha do Sidago para evitar fraudes por terceiros

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) reforça a necessidade dos produtores rurais não compartilharem seus dados de login e senha de acesso ao Sistema de Defesa Agropecuário (Sidago) com terceiros. O acesso ao Sistema é individual e a orientação busca evitar o uso irregular dos dados de acesso, por outras pessoas, para tentar realizar ações fraudulentas junto aos sistemas fiscal e tributário estaduais, a exemplo de declarações falsas e movimentações de animais indevidas.

“Nosso Sidago é um sistema extremamente seguro, que faz a utilização de recursos modernos de segurança para evitar fraudes. Tanto é que a tecnologia do Sistema já é adotada por 14 unidades federativas e está em processo de implantação em mais quatro estados brasileiros. O que acontece é que alguns produtores deixam suas senhas com outras pessoas, o que pode fazer com que esse acesso vaze e chegue em pessoas de má fé”, explica o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

Conforme explica o diretor de Defesa Agropecuária, Rafael Vieira, além do reforço de orientação aos produtores, a própria Agrodefesa tem atualizado constantemente o Sistema e buscando novas formas de melhorar ainda mais a segurança do acesso. “No ano passado determinamos a mudança periódica de senhas para evitar que elas sejam utilizadas por terceiros e incorporamos, também, a utilização do Gov.br para acesso ao Sidago, como uma das possibilidades seguras para entrada no Sistema. O produtor deve entender que precisa tratar o sistema como uma conta bancária, de acesso restrito, uma vez que lá dentro estão informações declaradas importantes tanto para a defesa agropecuária, quanto para a economia do Estado de modo geral”, complementa.

Reforço em 2025

Na última quinta-feira (20/02), o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, juntamente à equipe técnica da Agência, se reuniu com representantes da Secretaria de Estado da Economia e da Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), com o objetivo de avaliar os registros de fraudes do tipo e maneiras de aprimorar a segurança nestes casos.

Estiveram presentes os delegados Thales Feitosa Fonseca (DERCRC) e Amarildo Parpineli da Paixão (Delegacia de Polícia de São Miguel do Araguaia). A Secretaria da Economia foi representada pelo gerente de Arrecadação e Fiscalização, Montaigne Mariano Brito.

As pastas se comprometeram a intensificar e coibir as ações de fraudes na emissão da GTA, investigar novos casos suspeitos e trabalhar as informações de segurança junto a produtores e servidores da Agrodefesa.

Fonte: Agrodefesa Imprensa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS