A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) recebeu Selos Diamante em Governança e em Transparência no Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo do Estado de Goiás. A solenidade, que marcou a entrega da 6ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente e do 1º Prêmio Governança, foi realizada nesta quarta-feira (11/12), em Goiânia (GO), reunindo titulares das pastas da administração estadual goiana, autarquias, empresas públicas e servidores de vários órgãos do Estado.
O objetivo principal das premiações é destacar a relevância de uma gestão pública que alia eficiência, ética e sustentabilidade. Ambos os prêmios são iniciativas da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e buscam reconhecer também a participação ativa dos órgãos e entidades na boa integridade pública em prol dos cidadãos.
Neste ano, a Agrodefesa já havia celebrado a conquista do Selo Diamante no 1º Prêmio de Ética e Responsabilidade do PCP, entregue em outubro. Essa premiação visa reconhecer boas práticas na gestão pública, destacando o compromisso com a ética, a integridade e a responsabilização por atos ilícitos, além da prevenção e resolução consensual de conflitos. É um dos eixos do PCP que também busca estimular a participação ativa dos servidores dos órgãos e entidades do programa na incorporação de princípios e valores éticos da Administração Pública, promovendo o desenvolvimento de ações voltadas para uma atuação responsável, alinhada aos padrões éticos, morais e legais.
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, defende que os prêmios foram possíveis por causa do engajamento e da responsabilidade dos servidores da Agência. “Os três Selos Diamante conquistados neste ano, no Programa de Compliance Público, em Ética, Governança e Transparência, são a materialização do compromisso que a Agrodefesa tem com a excelência na gestão pública. Através de investimentos em capacitação e do engajamento de todos os servidores, conseguimos alcançar resultados concretos, fortalecendo a confiança da sociedade em nossa instituição. Além de ser um reconhecimento, mostra o quanto estamos preocupados em desenvolver um trabalho de qualidade para a sociedade, seguindo realmente os preceitos de servir ao público, sempre com ética e responsabilidade”, enfatiza.
“Receber esses prêmios é um reconhecimento significativo ao trabalho árduo e à dedicação de toda a equipe da Agrodefesa. Este marco reforça nosso compromisso com a excelência, transparência e inovação na condução de nossas atividades. Continuaremos empenhados em superar desafios e entregar resultados que beneficiem a sociedade e fortaleçam nossa atuação”, reforça o diretor de Gestão Integrada, Renan Willian Martins.
Pela Agrodefesa, participaram da solenidade de premiação o titular da pasta, José Ricardo Caixeta Ramos, o diretor de Gestão Integrada, Renan Willian Martins, o diretor de Defesa Agropecuária em exercício, Fernando Bosso, o chefe de Gabinete, Vinícius Lima Teixeira, o chefe de Comunicação Setorial, Fernando Dantas, a coordenadora da Secretaria-Executiva do Comitê Setorial do PCP da Agrodefesa, Elíria Alves Teixeira, assim como representantes da Secretaria-Executiva, José Reis, Karla Caetano Fernandes, Márcio Antônio de Oliveira, Nathalia Costa, Ramon Rizzo Vasques e Sávio Carrijo.
Prêmio em Governança
Criado neste ano de 2024, o 1º Prêmio Governança do Programa de Compliance Público (PCP) reconhece boas práticas que fortalecem o alinhamento entre controles estratégicos e resultados efetivos para a sociedade. Entre os critérios avaliados estão planejamento estratégico, gestão de riscos, práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e a capacitação de servidores em diversas áreas.
Os participantes do Prêmio Governança foram avaliados e classificados em sete níveis, de acordo com a pontuação final obtida, de zero a 100 pontos. Os níveis vão de Diamante, para quem obteve entre 90 e 100 pontos – que é o caso da Agrodefesa –, até o inicial, para os que alcançaram entre 1 e 29 pontos.
De acordo com a coordenadora da Secretaria-Executiva do Comitê Setorial do Programa de Compliance da Agrodefesa, Elíria Alves Teixeira, a adoção de práticas de ESG tem alcançado resultados positivos para a Agência. “Transforma a gestão pública de forma responsável, eficiente e em sintonia com as demandas da sociedade e do meio ambiente. Ao utilizar os princípios de governança, fundamentais no ESG, a Agrodefesa alinha objetivos de longo prazo, que prioriza ações com impacto sustentável e fortalecem o controle de riscos, garantindo uma gestão responsável e incentiva outras instituições a fazerem o mesmo”, destaca.
Entre as diversas medidas de ESG implementadas na Agrodefesa, são destaque aquisição de equipamentos de ar-condicionado mais eficientes, ações de conscientização para economia de energia, uso racional da água, descarte adequado de resíduos químicos nos laboratórios e iniciativas voltadas à saúde mental dos colaboradores, como oficinas de origami e palestras sobre mindfulness.
Prêmio Goiás Mais Transparente
Implementado em 2019 pela CGE, o Prêmio Goiás Mais Transparente está na 6ª edição e tem o propósito de incentivar e reconhecer ações executadas pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, além de dar continuidade ao aprimoramento de sua transparência, considerando os avanços obtidos nas edições anteriores.
A premiação avalia todos os órgãos e entidades integrantes da administração pública direta e indireta do Poder Executivo Estadual, e adota metodologias de avaliação desenvolvidas pela CGE, baseando-se em diretrizes nacionais e estaduais e em normas estabelecidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Os critérios incluem a conformidade e atualização das páginas de Acesso à Informação, promovendo a padronização e a acessibilidade, e fortalecer o controle social visando a melhoria da gestão pública.
“A Agrodefesa demonstrou comprometimento em fortalecer o controle social e a transparência ativa, consolidando sua posição como referência em gestão pública. Este reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo e constante em busca de excelência administrativa”, destaca a autoridade de monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e membro do Comitê Setorial do Programa de Compliance da Agrodefesa, José Reis.
Fonte: Agrodefesa Imprensa