A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) recebeu nesta sexta-feira (28/03) o Selo Diamante no 1º Prêmio de Ouvidoria Pública do Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo do Estado de Goiás. Promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), a premiação visa reconhecer e valorizar os esforços e as melhores práticas dos profissionais que atuam nas ouvidorias dos órgãos e entidades da administração pública goiana. A cerimônia foi conduzida pelo titular da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO) e também contemplou homenagens ao mês do Ouvidor, já que o Dia Internacional do Profissional de Ouvidoria é celebrado no dia 16 de março.
Para o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho sério e comprometido da Agência para garantir um atendimento de qualidade ao cidadão. “Esse prêmio reforça a importância da transparência, da escuta ativa e da eficiência na gestão pública, valores que são pilares do nosso trabalho. Parabenizo toda a equipe da Ouvidoria da Agrodefesa por essa conquista e reafirmo nosso compromisso em continuar aprimorando nossos serviços para atender cada vez melhor o produtor rural e toda a sociedade goiana”, afirma.
Para o chefe de Gabinete da Agência, Vinícius Lima Teixeira, a conquista mostra que a Agrodefesa está no caminho certo. “Sempre atuamos com ética, responsabilidade e eficiência e seguiremos firmes no compromisso de fortalecer ainda mais nossas ações para garantir a defesa agropecuária no Estado, sempre pautados na ética, transparência e acesso ao cidadão”, reforça. Atualmente, a Ouvidoria da Agrodefesa está ligada à Chefia de Gabinete.
A ouvidora adjunta da Agrodefesa, Karla Caetano Fernandes, também destaca a satisfação pelo reconhecimento. “Estamos muito orgulhosos por essa premiação, que reflete o empenho de toda a equipe da Agência em oferecer um atendimento ágil, eficiente e transparente à população. Nosso objetivo é sempre dar voz ao cidadão e atuar de forma resolutiva para garantir a melhoria contínua dos serviços prestados pela Agência. O Selo Diamante é um incentivo para continuarmos inovando e buscando a excelência no relacionamento com a sociedade”, celebra.
Entre os critérios avaliados estavam indicadores como tempo médio de resposta às manifestações de ouvidoria, resolutividade, respostas respondidas, capacitação, estrutura e funcionamento da ouvidoria, formação da equipe, entre outros.
Participaram da entrega pela Agrodefesa o chefe de Gabinete, Vinícius Teixeira; a coordenador da Secretaria Executiva do Programa de Compliance da Agrodefesa, Elíria Teixeira; a ouvidora adjunta da Agrodefesa, Karla Caetano; e os membros da Secretaria Executiva José Reis, Jacqueline Gomes e Ramon Rizzo.
Prêmio de Ouvidoria Pública
Iniciada em março de 2024, com a divulgação do regulamento, a primeira edição do PCP se estendeu ao longo de todo o ano com uma série de ações. Foram realizadas capacitações específicas sobre o tema, reuniões, workshops, avaliações de maturidade das Ouvidorias Setoriais e Adjuntas dos Órgãos e Entidades participantes, e, finalmente, a análise dos indicadores apurados ao longo do processo.
Além de fortalecer os fundamentos da Transparência, Eficiência e Participação Cidadã no serviço público, a premiação foi uma forma de estimular a melhoria contínua das ouvidorias e reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam na área, incentivando-os a buscar a excelência no atendimento e na gestão das demandas da sociedade.
Ao estabelecer critérios claros e objetivos de aprimoramento de procedimentos, a CGE acredita que as Ouvidorias oferecem respostas mais eficientes aos cidadãos. E ao promover a transparência e destacar as boas práticas adotadas pelas unidades premiadas, a iniciativa reforça o compromisso do Governo de Goiás com a escuta ativa, a ação responsiva e a prestação de contas à sociedade.
4 vezes Diamante
Essa foi a quarta e última premiação da edição de 2024 do PCP. No ano passado, a Agrodefesa já havia celebrado a conquista do Selo Diamante no 1º Prêmio de Ética e Responsabilidade do PCP, entregue em outubro, e o também nas categorias Governança e Transparência, entregues em dezembro. A premiação reconhece as boas práticas da gestão pública, destacando o compromisso com a ética, a integridade e a responsabilização por atos ilícitos, além da prevenção e resolução consensual de conflitos.
Com esse último prêmio, a Agência fecha as premiações com quatro selos Diamante do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás. “Alcançar o selo máximo em todas as premiações reforça que a Agrodefesa tem uma gestão eficiente, transparente e comprometida com a excelência. Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo de toda a equipe, que trabalha diariamente para oferecer um serviço público de qualidade à sociedade goiana”, afirmou o Diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Renan Willian Martins de Abreu.
Fonte: Agrodefesa Imprensa