O agronegócio brasileiro está passando por uma revolução tecnológica, com a adoção de soluções avançadas de gestão que transformam a maneira de operar e fazer negócios no setor. O uso de drones para monitoramento de culturas, sensores para otimização da irrigação e softwares de alta performance estão modernizando a gestão da cadeia de suprimentos e o planejamento logístico. A integração dessas tecnologias permite aos produtores antecipar pragas, otimizar o uso de água e nutrientes e melhorar a produtividade das colheitas.
A gestão eficiente de royalties e a implementação de sistemas de rastreabilidade via blockchain garantem maior transparência e conformidade nas operações. Essas tecnologias asseguram que todas as etapas da produção, desde o uso de sementes licenciadas até a distribuição final dos produtos, estejam em conformidade com as normas vigentes.
Essas ferramentas de gestão integradas consolidam dados de múltiplas fontes, oferecendo uma visão detalhada e precisa das operações, fundamental para decisões estratégicas eficazes. O impacto dessa transformação é evidente: o agronegócio brasileiro registrou um crescimento de 5,8% no mercado nacional, conforme dados da Pesquisa IPC Maps, referentes ao período de abril de 2023 a abril de 2024, englobando mais de 45 mil empresas em todo o país.
“Anualmente, o produtor rural enfrenta desafios relacionados ao controle de pragas e clima, resultando em prejuízos estimados em aproximadamente R$ 10,9 bilhões por ano. Esse valor não reflete apenas as perdas nas safras, mas também os custos adicionais com insumos, tratamentos e medidas corretivas. A tecnologia é um motor de inovação no agronegócio, exercendo um papel fundamental na melhoria do lucro e desempenho financeiro das empresas do setor. A automação de tarefas acelera atividades de plantio, colheita, pulverização e manejo das culturas, resultando em maior eficiência produtiva. Além de aumentar a produtividade, a tecnologia contribui para a redução dos custos operacionais”, complementa a head comercial do Agronegócio da Senior, Alessandra Balbo Di Sicco.
Evento de gestão e tecnologia no agronegócio
No dia 17 de setembro, Cuiabá (MT) sediará a 3.ª edição do AgroBrasil. O evento destaca a crescente importância da tecnologia para impulsionar o crescimento e a eficiência em toda a cadeia produtiva do agronegócio.
O AgroBrasil 2024 contará com palestras de líderes e especialistas, que compartilharão insights sobre as tendências atuais e futuras do agronegócio. Os participantes também terão a oportunidade de conferir as soluções tecnológicas que estão moldando o futuro do setor.
Organizado pela Senior Sistemas, multinacional de softwares para gestão empresarial, recursos humanos e logística, o evento tem como lema “É mais que colher, é potenciar resultados”. A programação inclui uma série de palestras, das 14h às 18h, abordando temas como perspectivas econômicas, reforma tributária, estratégias para otimização de margem na gestão logística e muito mais.
Fonte: Central Press