Ao optar pelo Tratamento de Sementes Industrial (TSI) da Agro-Sol, o produtor investe em uma agricultura mais sustentável e eficiente. A excelência no tratamento ficou comprovada num recente monitoramento da qualidade de aplicação realizado pela empresa Syngenta, em 17 amostras, que foram tratadas com três ingredientes ativos para controle de pragas.
As análises, realizadas no segundo semestre do ano, atestaram a precisão da dosagem e a qualidade do tratamento, proporcionando às plantas um desenvolvimento vigoroso e um cultivo mais sustentável.
A eficiência e os excelentes resultados alcançados pela Agro-Sol são frutos de muita dedicação e comprometimento de toda a equipe envolvida no processo, que sempre está motivada e comprometida em superar os objetivos com muita qualidade, segurança e responsabilidade.
“Na Agro-Sol, a qualidade é nossa maior aliada. Ao conquistar a certificação da Syngenta, reafirmamos nosso compromisso em oferecer soluções agrícolas de excelência aos nossos clientes. Nossas sementes tratadas são submetidas a rigorosos testes, garantindo a eficácia dos produtos e a segurança dos processos. Isso demonstra nosso objetivo em contribuir para o sucesso dos agricultores e fortalecer nossa parceria com a Syngenta”, destacou o CEO da Agro-Sol, Eduardo Dallastra.
TSI Agro-Sol – A Agro-Sol possui duas unidades de Tratamento de Sementes Industrial (TSI), sendo uma em Campo Verde-MT e a outra em Sorriso-MT. Até o momento, a empresa tem o volume geral tratado, que se aproxima dos 500 mil sacos de sementes de soja.
Para atender esse volume, as duas unidades contam com três máquinas automatizadas de alta capacidade de produção, que podem chegar a uma média de 18 a 20 toneladas de sementes tratadas por hora/máquina.
Um diferencial importante dessas máquinas é o elevado padrão de assertividade na hora de dosar a quantidade exata de produtos. Além da precisão de doses, as máquinas foram desenvolvidas para oferecer o menor dano mecânico possível à semente durante o tratamento, sendo outro fator de grande importância que contribui para a excelência do processo.
O Coordenador de Processamento da Agro-Sol, Denis José Fornalski, pontua que o setor conta com uma equipe operacional altamente capacitada, com ampla experiência e conhecimento, ponto fundamental para garantir os ótimos resultados conquistados este ano e nas safras anteriores.
“A equipe operacional é composta por 52 colaboradores em Campo Verde e 31 em Sorriso, sendo exclusiva para o processo operacional de tratamento de sementes. Essa equipe passa por treinamentos periódicos no início de toda a safra, voltados à segurança, processos e operação. Esse compromisso com a capacitação permite revisar e aprimorar continuamente os processos, garantindo o sucesso, a segurança e assertividade das operações”, destacou.
Qualidade atestada – O Tratamento Industrial de Sementes da Agro-Sol, além de ser referência, é reconhecido com o selo de Excelência em Tratamento de Sementes, atribuído pela empresa Syngenta, o qual representa que as sementes tratadas pela Agro-Sol possuem um alto padrão de confiabilidade.
Esse selo de certificação teve início no ano de 2018, e desde então, a Agro-Sol é reconhecida anualmente, em todas as edições. Para isso acontecer, a empresa passa, todos os anos, por um processo de auditoria terceirizada, contratada pela Syngenta, no qual são avaliados 79 itens divididos em 6 tópicos (Dose Certa, Alta Germinação da Semente, Manutenção em dia dos equipamentos, Cuidados com os Funcionários, Proteção do Meio Ambiente e Conformidade com a Legislação).
José Veiga, gerente do The Seedcare Institute, da Syngenta Seedcare, parabenizou a Agro-Sol pelo compromisso com a qualidade. “Não se trata apenas de comercializar sementes tratadas. A Agro-Sol está contribuindo ativamente para o sucesso do agronegócio brasileiro. Em um cenário de mudanças climáticas, garantir a produtividade é fundamental. O TSI se destaca como uma ferramenta essencial para alcançar alta performance”, pontuou Veiga.
Fonte: Crop AgroComunicação