Tema relevante durante a COP 27, a baixa emissão de carbono também é foco de debate no Agrishow Conecta
A agricultura de baixo carbono é um dos temas mais discutidos atualmente no agronegócio mundial, e é tema central do Agrishow Conecta com o representante da startup francesa MyEasyFarm no Brasil, Martin Lucidarme.
O assunto também foi abordado no início de novembro, durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, ou também conhecida como COP 27, onde foram debatidas soluções que aliem a sustentabilidade com o agronegócio.
Com os efeitos das mudanças climáticas no dia a dia das cidades e das regiões rurais, pensar em estratégias para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera tem se tornado uma etapa essencial na gestão da atividade agrícola.
Nesse contexto, a tecnologia pode ser uma importante aliada nas práticas sustentáveis adotadas no campo. Lucidarme ressalta como soluções tecnológicas podem auxiliar o produtor na implementação de uma agricultura de baixo carbono, reduzindo os impactos ambientais da atividade e contribuindo para um agro mais sustentável e produtivo.
“O conjunto de práticas sustentáveis melhora a pegada de carbono da fazenda. Por exemplo, para evitar a erosão do solo, uma solução sustentável é fazer uma cultura de cobertura para que o acúmulo de biomassa proveniente possa ser incorporado na terra e assim adicionar matéria orgânica que pode solucionar a erosão. Além disso, usar a tecnologia e dados para fazer a melhor gestão de insumos, assim evitando o desperdício também é uma prática que diminui a pegada de carbono”, explica Martin.
“Com o monitoramento através de drones e imagens de satélite, por exemplo, é possível ter uma visão de onde remanejar os insumos necessários. Hoje a tecnologia permite monitorar o solo, a biomassa, as pragas, o que auxilia a tomada de decisão e torna as iniciativas sustentáveis mais assertivas”, completa o especialista.
Fonte: Daniela Blanco