Adial Talentos é uma realidade e faz parcerias com empresas e municípios
O desemprego atinge 11,3 milhões de pessoas no Brasil. Os dados são os mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De outro lado, muitas empresas estão com dificuldades para encontrar mão de obra qualificada. Para ajudar nesse encontro, a Associação Pró-desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) tem o programa Adial Talentos.
Por isso, o coordenador da Adial Talentos, Alfredo Santana Rocha, se reuniu nesta quinta-feira (02) com a Presidente do Conselho Municipal de Políticas para a Juventude da Prefeitura de Goiânia, Juliana Rodrigues Teodoro da Silva, para firmar parceria para colocação no mercado de trabalho de mulheres e jovens atendidos pela pasta.
A parceria, que ainda está em fase de estudos, permitiria que jovens em situação de vulnerabilidade e mulheres cadastradas tenham prioridades nas vagas em aberto nas empresas associadas à Adial. “Nós temos 50%, as vagas, e a secretaria tem os outros 50%, a mão de obra. Essa possível união será proveitosa para ambos os lados”, revela Rocha.
Na região metropolitana
Outro encontro foi realizado em Aparecida de Goiânia. As empresas associadas à Adial localizadas no município foram convidadas a participar de uma reunião para apresentar as demandas relacionadas à necessidade de mão de obra para as vagas em aberto e as necessidades de qualificação profissional.
Segundo Rocha, as empresas vão fazer um levantamento das necessidades para definir os cursos e o cronograma deles. “Vamos fazer os treinamentos, seja para a entrada nas empresas ou para aperfeiçoamento, sob medida, isso é, seguindo as necessidades das empresas, como conteúdo, carga horário, horários, dia da semana”, revela.
Participaram da reunião representantes da Manhic, TransZilli, Zupanni, Volga e JBM Embalagens, além da Secretaria da Retomada e das instituições de ensino Universidade Federal de Goiás ( UFG) e Cotec.
O programa
A Adial Talentos foi lançada em 2021 e desde então estima-se que pelo menos 355 vagas já foram preenchidas com o auxílio da plataforma. Os interessados podem cadastrar o currículo na plataforma da Adial. Com isso, os inscritos terão acesso a vagas que sejam compatíveis com suas áreas de formação e experiências prévias.
“Hoje temos muitas vagas em aberto, empregos de qualidade, com planos de saúde e salários dignos. Estamos juntos com a Secretaria da Retomada para evoluir na contratação dos goianos. Goiás é promissor, tem competitividade geográfica e tem o sétimo maior parque industrial do Brasil”, lembra o presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho.
Conheça a Adial
A Adial é uma associação de indústrias e operadoras logísticas fundada em 1995. Sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo seu principal objetivo é consolidar o parque industrial e as operações logísticas promovendo o desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás. Hoje conta com 137 empresas associadas.
Fonte: Adial