22.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAções de educação ambiental superaram desafios em 2020

Ações de educação ambiental superaram desafios em 2020

Educredi, Cooperativa de Crédito de Professores, apresentou indicadores positivos nas atividades da Sala Verde voltadas aos professores e comunidade escolar

Os desafios enfrentados em 2020 com a pandemia de Covid-19 não impediram que as ações socioambientais da Cooperativa de Crédito de Professores, Educredi, atingissem os seus objetivos. Mesmo com distanciamento social foi possível fazer adaptações e realizar vários projetos que foram disponibilizados de forma on-line aos professores associados e à comunidade escolar. A Sala Verde que leva o nome do patrono do cooperativismo Padre Amstad, é parte integrante dessas ações. Trata-se de uma sala itinerante idealizada pela Cooperativa, cujo objetivo é a ampliação da educação ambiental nas escolas, com atuação em Porto Alegre (RS) e Região Metropolitana e que conta com o apoio técnico da Apoena Socioambiental.

Atuando desde 2018, a partir da liberação pelo Ministério do Meio Ambiente através de edital de criação das novas salas, a Sala Verde Padre Amstad já impactou 3,8 mil pessoas diretamente e 8,5 mil indiretamente. Depois de se reinventar no ano passado, para 2021 estão previstas novidades. O diretor presidente da Educredi, Elson Geraldo de Sena Costa, afirma que é possível contribuir ainda mais para a Educação Ambiental. “O ano passado foi bastante produtivo e para 2021 temos um planejamento para a Sala Verde que é de levar mais atividades de educação ambiental para os nossos associados e comunidade escolar”, observa.

Entre as ações da Sala Verde em 2020 estão a formação de professores em oficinas e a organização e participação em eventos. Dentro do Programa Educação para a Sustentabilidade (Pesc), oferecido pela Secretaria Municipal da Prefeitura de São Leopoldo (RS), foram formados 250 professores em oficinas que tratam de questões de desenvolvimento social e econômico e fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão na resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas que instituiu a Agenda 2030. Outros 28 professores foram formados no curso Por uma Educação Lixo Zero, que teve mais de 30 horas/aula. Já o vídeo com o mesmo tema direcionado para serventes e cozinheiras ficou acima de 400 visualizações.

Outra ação foi o webinar “E Eu com o Lixo”?, que fez parte da Semana do Lixo Zero de São Leopoldo e obteve mais de 170 visualizações. A Sala Verde Padre Amstad também produziu vídeos didáticos com mais de 500 visualizações e lançou uma cartilha sobre Educação Ambiental com 31 atividades práticas. Promoveu, ainda, o segundo Seminário de Educação Ambiental que contou com 2.245 participantes e mais de 3.330 interações, envolvendo quatro países: Brasil, Uruguai, Angola e Portugal. E esteve presente em outros eventos como Semana Lixo Zero de São Leopoldo, Virada Sustentável Porto Alegre e IV Vila Consciência, que contaram com 208 participantes e mais de 980 visualizações.

Fonte: AgroEffective

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS