20.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAbisolo amplia atuação e passa a representar novos segmentos no setor agropecuário

Abisolo amplia atuação e passa a representar novos segmentos no setor agropecuário

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) anuncia a inclusão de dois novos segmentos de produtos no seu escopo de atuação: insumos de base biológica e adjuvantes. A ampliação do escopo é uma resposta às diversas empresas associadas à Abisolo, que também atuam nestes segmentos de produtos e à crescente demanda do mercado por esses insumos. Para anunciar oficialmente ao mercado essa mudança, a Abisolo está lançando um novo vídeo institucional, que destaca o papel da entidade na promoção de soluções sustentáveis e tecnológicas para a agricultura brasileira.

Até então, a entidade representava os fabricantes e importadores de fertilizantes minerais, organominerais, orgânicos, biofertilizantes, condicionadores de solo e substratos para plantas. Com a inclusão dos novos segmentos, a entidade busca fomentar a inovação e garantir segurança jurídica tanto para as indústrias quanto para os produtores rurais.

“Os segmentos de fertilizantes especiais e de biológicos têm atraído muitos investimentos. Como temos desenvolvido um bom trabalho, fortalecendo as indústrias dos setores que já representávamos, nossos associados aprovaram a inclusão dos insumos de base biológica e dos adjuvantes no escopo da Abisolo”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Clorialdo Roberto Levrero.

A regulamentação é um ponto crítico nestes novos segmentos. De acordo com Levrero, embora existam há muitos anos, eles carecem de um marco regulatório moderno. Atualmente, existem duas propostas legislativas visando a regulamentação dos bioinsumos, que inclui os biológicos, tramitando no Congresso Nacional. No entanto, nenhuma das propostas atende adequadamente as indústrias e os agricultores. “A Abisolo propôs um texto alternativo que atenda tanto a produção industrial quanto a on farm, promovendo um ambiente favorável ao investimento e à inovação tecnológica”, analisa Levrero.

A entidade já constituiu dois novos comitês internos para discutir as diretrizes e propostas para a regulamentação dessas categorias de produtos. No caso dos Adjuvantes, que até 2017, eram regulamentados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), após a publicação dos Atos Normativos 104 e 108, tiveram os seus registros cancelados. Desde então, tais produtos não possuem regulamentação, apesar da sua importância como insumo agrícola. Segundo Levrero, objetivo desses novos comitês é garantir segurança jurídica para o desenvolvimento tecnológico de ambas as categorias, permitindo que a indústria continue inovando e expandindo suas operações.

Abisolo lança novo vídeo e fortalece o propósito da produtividade inteligente

O novo vídeo institucional da Abisolo apresenta as contribuições das indústrias de tecnologia em nutrição vegetal para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Com um roteiro que conecta ciência, sustentabilidade e inovação, o vídeo mostra como a atuação conjunta dos fertilizantes minerais, organominerais, orgânicos, biofertilizantes, condicionadores de solo de base orgânica, substratos para plantas, insumos de base biológica e adjuvantes promovem a produtividade inteligente. A abordagem do vídeo demonstra como os fabricantes e os importadores associados à entidade estão alinhados às melhores práticas de manejo agrícola.

Fonte: Adriana Roma

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS