30.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAbertura Estadual do Plantio de Soja – safra 2025/2026 será no Vale...

Abertura Estadual do Plantio de Soja – safra 2025/2026 será no Vale do Araguaia

Evento visa debater os desafios e as potencialidades da região que pode consolidar Goiás como o 3º maior produtor de soja do Brasil.

Uma nova safra de soja está prestes a começar em Goiás. Com o fim do vazio sanitário no dia 24/09, os sojicultores poderão iniciar a semeadura da oleaginosa. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) celebrará o início deste novo ciclo produtivo com a Abertura Estadual do Plantio de Soja – safra 2025/2026, no dia 27 de setembro, na Fazenda Tamburi, em Nova Crixás, município localizado na região Noroeste de Goiás, mais especificamente no Vale do Araguaia.

O evento marca, de forma oficial, a largada da semeadura do principal grão cultivado em solo goiano. Na temporada 2024/2025, Goiás colheu 20,75 milhões de toneladas de soja, o maior volume da história. Os números para a próxima safra ainda são incertos. “Nossa percepção é de que o aumento de área será bastante modesto, até porque os custos de produção estão muito elevados”, afirma o presidente da Aprosoja-GO. “No último ciclo, nós tivemos clima muito favorável tanto na 1ª quanto na 2ª safra. Para que a gente mantenha esses patamares de produção, precisamos que o clima se comporte de forma positiva”, ressalta.

A escolha de Nova Crixás para sediar essa edição da Abertura Estadual do Plantio de Soja visa reconhecer o trabalho e a dedicação dos agricultores locais e também mostrar como a produção do Vale do Araguaia goiano pode consolidar Goiás como o 3º maior produtor de grãos do Brasil.

“Nosso primeiro objetivo é prestigiar os corajosos produtores que, há alguns anos, resolveram investir no cultivo de soja nessa região. E saudar aqueles que têm ido para o Vale do Araguaia a cada safra. Precisamos prestigiar essas pessoas e demonstrar que a Aprosoja-GO está ao lado deles”, ressalta o presidente da Aprosoja-GO, Clodoaldo Calegari. “Essa é uma região estratégica para a expansão da soja em Goiás.”

Fronteira agrícola

Cerca de 10% da soja e 15% do milho produzidos em Goiás vêm do Vale do Araguaia, essa fronteira agrícola de Goiás e do Centro-Oeste brasileiro. A região tem potencial para converter mais de 2 milhões de hectares de pastagens degradadas em áreas produtivas para a 1ª safra, conciliando aumento da produção agrícola com a recuperação ambiental dessas áreas.

O produtor rural e empresário, Rubens Prudente, iniciou seus investimentos na região no ano 2020, atraído pelos solos férteis, clima bem definido e grande disponibilidade para irrigação. “O evento demonstra a vocação do Vale do Araguaia para a agricultura sustentável, evidenciando sua capacidade produtiva em culturas como soja, milho, sorgo, feijão, arroz e cana-de-açúcar e em integrações lavoura-pecuária”, afirma ele, que também é 1º diretor Regional Centro-Oeste da Aprosoja-GO.

Rubens é uma das lideranças que trabalha ativamente pelo desenvolvimento da região e afirma que, apesar do potencial, o Vale do Araguaia tem muitos desafios à expansão da produção, principalmente, relacionados à infraestrutura energética, logística, armazenamento e indústrias de transformação, como esmagadoras de grãos. “A resolução desses pontos é fundamental para consolidar o pleno potencial produtivo do Vale do Araguaia”, destaca.

Para o produtor anfitrião, proprietário da Fazenda Tamburi, Marcelo Ribeiro, a realização de um evento desta dimensão, com a chancela da Aprosoja-GO, coloca o Vale do Araguaia na vitrine e atrai a visita de produtores rurais, empresas agropecuárias, lideranças de entidades, governantes e órgãos públicos, chamando a atenção para os desafios e as potencialidades da região.

“O estoque de terras com aptidão agrícola, sem agredir a legislação ambiental, encontra nessa região a maior disponibilidade do Estado. A expansão da soja aqui trará mais renda e desenvolvimento para essa região, que ainda tem um dos menores índices de desenvolvimento econômico de Goiás.”

O evento

A Abertura Estadual do Plantio de Soja – safra 2025/2026 é um evento exclusivo para produtores rurais e profissionais do agro, com estimativa de público superior a 1.000 pessoas. As inscrições são gratuitas pelo site www.aprosojago.com.br.
A programação terá início às 07h30 com credenciamento e café da manhã. Após as boas-vindas do anfitrião, o economista-chefe do Banco Pine, Cristiano Oliveira, abrirá as palestras com Nova (des)ordem global: geopolítica, incertezas e preços de ativos.
Na sequência, o presidente do Instituto Mauro Borges (IMB), Erik Figueiredo, apresentará dados que comprovam a Evolução Sustentável do Agro no Vale do Araguaia. Esse tema será complementado com a palestra do ex-ministro da Defesa, ex-presidente da Câmara dos Deputados e relator do Código Florestal, Aldo Rebelo, que abordará a Nova fronteira agrícola de Goiás e do Centro-Oeste brasileiro e segurança alimentar.

A Abertura Institucional está prevista para às 11h50, com falas da Aprosoja-GO e convidados, entre elas, o governador Ronaldo Caiado. Em seguida, o momento ápice do evento: a largada do plantio de soja, com uma plantadeira modelo Estrela, da Stara/Querência Máquinas, para demonstrar a alta tecnologia embarcada no cultivo de soja. O evento segue com almoço e confraternização até às 17h.

O evento tem o Apoio Institucional do Sistema FAEG/SENAR/IFAG/Sindicatos Rurais, da AGOPA (Associação Goiana dos Produtores de Algodão) e do IGA (Instituto Goiano de Agricultura). E conta com o patrocínio das empresas: Querência Máquinas/Stara, BYD, Corteva, AGI, Banco Pine, Gen Fertilizantes, Grupo Olfar Höhl/John Deere, IFB Fertilizantes/Biofertilizante Conforto, MaqCampo/Bauer, Pivot/Case e Lindsay, Sementes Maná, Syngenta, Yara, Central Irrigação/Valley, Coopercitrus, FMC, Sementes Goiás, Sementes Lima, Banco Safra, Tecnomyl, Terram e Vittia.

Localização

A Fazenda Tamburi está localizada na rodovia GO-239, km 440, sentido Nova Crixás-Bandeirantes, placa da fazenda à direita, mais 2 km até a sede. Veja a localização.
Sobre pista de pouso, há duas opções:
– Para aviões menores, a Faz. Tamburi (local do evento) tem pista não pavimentada de 1000m (SN8V). Para esclarecer dúvidas e confirmar pouso, falar com o piloto Bruno (62 98153-1668).
– Para aviões maiores, a Faz. Conforto tem pista pavimentada (SNQL) e haverá transfer até a Faz. Tamburi. Para esclarecer dúvidas e confirmar pouso, falar com o piloto Marcell (62 99383-5335).

Pioneiro da soja no Vale do Araguaia

Criado na região de Ribeirão Preto (SP), onde a agricultura sempre foi o negócio da família, Marcelo assumiu, aos 16 anos, a responsabilidade de administrar a Fazenda Tamburi, em Nova Crixás, que era voltada para pecuária. Motivado por incrementar a produtividade e a receita por unidade de área, ele passou a visitar várias regiões do País em busca de referências. “Em 2002, decidi que onde eu estava reunia todas as condições para desenvolver um projeto de integração lavoura-pecuária com êxito.” E assim fez. Marcelo foi o primeiro produtor a cultivar soja em Nova Crixás.

Desde então, ele afirma ter assistido muita transformação na região. Melhoria na logística de escoamento da produção; maior intensificação da pecuária, utilizando pastos adubados e aliando à produção de alimentos; instalação de empresas de insumos, máquinas e peças agrícolas, de serviços e suporte técnico mais próximos aos clientes.

“Com isso, e crescendo a produção de grãos ano a ano, já vimos as os preços diminuírem a diferença entre as praças importantes do Estado, as terras valorizaram, a renda dos trabalhadores melhorou, o que reflete na melhoria do comércio de toda a região do Vale do Araguaia”, destaca Marcelo.
Esses relatos demonstram que a cultura da soja leva desenvolvimento aonde chega. E cada vez mais presente no Vale do Araguaia, a soja transformará ainda mais a região.

SERVIÇO:

O QUÊ: Abertura Estadual do Plantio de Soja – safra 2025/2026
ONDE: Fazenda Tamburi, Nova Crixás-GO (GO-239, km 440, sentido Nova Crixás-Bandeirantes, placa da fazenda à direita, mais 2 km até a sede)
QUANDO: sábado, 27/09/2025
HORÁRIO: 07h30 às 17h00
INSCRIÇÕES: www.aprosojago.com.br
PÚBLICO-ALVO: produtores rurais e profissionais do agro
INFORMAÇÕES IMPRENSA: Marcelo Augusto (62 99836-9869)

Fonte: Aprosoja Goiás 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS