25.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralAbertura de novos mercados internacionais pode provocar um “apagão” de carne bovina?

Abertura de novos mercados internacionais pode provocar um “apagão” de carne bovina?

Haverá carne bovina em quantidade e qualidade para suprir os mercados internacionais e o consumo interno – com a recuperação da economia – nos próximos anos? É preciso lembrar que os EUA voltaram a comprar o produto brasileiro e a China já está se posicionando como um dos principais importadores neste ano. O país asiático voltou às compras em 2015 e, de janeiro a agosto deste ano, gastou US$ 407 milhões. Segundo expectativa da Abiec, que representa os exportadores, o faturamento pode chegar a US$ 1 bilhão até dezembro agora.

Por sinal, para os EUA, os primeiros navios transportando carne  ganharam os mares. Dois frigoríficos, JBS e Marfrig, são responsáveis pelos primeiros embarques. Mais: o foco agora está no Japão, outro mercado suculento. Como é sabido, os EUA não são grande importadores em volume, porém, extremamente exigentes quanto à qualidade e sanidade da carne, costumam ser seguidos por outros países após a abertura do seu mercado.

Duas respostas à indagação que origina esse texto eu obtive via  Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e falando com Alexandre Parisse, do Confinamento São Lucas, de Santa Helena de Goiás. Parisse costuma confinar 50 mil bois a cada temporada. Este ano, no entanto, fechou menos animais por conta da cotação da arroba, principalmente, e dos custos altos para alimentar o gado.

Fonte: Revista Globo Rural

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS