A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Agricultura, deram um passo significativo em prol do aprimoramento genético no estado. Na noite de ontem (23), representantes da ABCZ e do Governo do Acre firmaram o compromisso para a doação de 1.500 doses de sêmen dos touros classificados nesta edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT 2023), tanto de corte como de leite.
A iniciativa, pactuada durante a 16ª ExpoGenética, tem como objetivo fomentar junto aos pequenos produtores da região o melhoramento genético do rebanho por meio da inseminação artificial. “É um grande avanço para o nosso estado! Agradecemos e nos sentimos honrados com esta doação e com a possibilidade de ajudar os pequenos produtores, que têm menos condições de acessar estas tecnologias, para que possam também usufruir da qualidade genética dos produtos elaborados pelos associados desta grande entidade que é a ABCZ”, comemorou o Secretário Adjunto de Agricultura do Acre, Edivan Maciel de Azevedo.
Ainda segundo Edivan, o rebanho bovino do Acre conta atualmente com mais de 4 milhões de cabeças de gado. “Somos um estado livre de aftosa sem vacinação e temos vários criadores associados à ABCZ, que produzem animais melhoradores. Nosso maior desafio é manter a qualidade deste rebanho, pois 80% dos nossos criadores são da agricultura familiar que possuem menos de 100 cabeças. O compromisso que firmamos hoje com a ABCZ é a oportunidade de que a genética produzida no ápice da pirâmide chegue à base do sistema produtivo da nossa pecuária, que são os pequenos produtores”.
O Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, ressaltou a importância da cooperação entre as diferentes regiões do Brasil para fortalecer o agronegócio como um todo. “Em agosto deste ano também assinamos o Acordo de Cooperação Técnica do Pró-Genética com o Governo do estado e Federação da Agricultura e Pecuária para democratizar o acesso ao melhoramento genético, levando a possibilidade de mais produtividade e, consequentemente, rentabilidade para os criadores do Norte brasileiro. Essa é uma das missões da ABCZ e, para nós, é muito importante este alinhamento para levar o melhoramento genético para todos.”
Fonte: ABCZ