35 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralABCZ acompanha bons resultados do PMGZ em propriedades do Nelore BoiZ, em...

ABCZ acompanha bons resultados do PMGZ em propriedades do Nelore BoiZ, em Angélica (MS)

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou uma visita técnica às Fazendas Marca Salto e Rio Brilhante, localizadas no município de Angélica (MS). As propriedades, que há mais de 52 anos investem na seleção rigorosa do Nelore com genética PO, promovendo resultados expressivos em produtividade, padronização e sustentabilidade, pertencem ao criador Edson José Bernardes.

Participaram da visita o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, o Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético, Ricardo Abreu, e o Técnico de Registro da entidade, Horácio Alves Ferreira Neto. A equipe foi recepcionada pelo próprio criador, ao lado de Victor Xandó, gerente das fazendas e membro da equipe da Nelore BoiZ, responsável pela gestão técnica do rebanho.

Com 1.800 matrizes inscritas no PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), as propriedades se destacam pelas avaliações genéticas e práticas de manejo voltadas para a eficiência.

Durante a visita, foram acompanhadas a coleta de dados de ultrassonografia de carcaça in vivo das novilhas da safra 2024, que serão desafiadas como precoces na próxima estação de monta, além da classificação e acasalamento dirigido realizados pelo técnico Horácio Ferreira.

Durante a visita, Gabriel destacou o compromisso da fazenda com a melhoria contínua. “São referência na pecuária há mais de 50 anos e usam a genética pura desde sempre. A equipe merece os parabéns pela estrutura e competência. Acompanhamos a avaliação de carcaça das fêmeas e percebemos a padronização, o capricho e a qualidade do gado. Pecuaristas como o senhor Edson, fazendo o trabalho bem-feito, acrescentam em muito ao nosso programa”, concluiu o presidente.

Segundo Ricardo Abreu, trata-se de um trabalho que serve de referência no PMGZ. “Tive a satisfação de conhecer o trabalho de Edson em 2019 e, de imediato, planejamos cada etapa do projeto, que consiste basicamente na classificação das fêmeas, estação de monta curta, escrituração zootécnica eficaz e uso das informações nas tomadas de decisão. Agradecemos a confiança e a sólida parceria do Nelore BoiZ com os produtos e serviços da ABCZ. É um projeto modelo de sustentabilidade”, afirmou o Gerente.

A evolução dos índices produtivos ao longo dos últimos anos confirma a consistência do trabalho. De acordo com o criador Edson José Bernardes, os resultados são claros: “Depois que entramos no PMGZ, a evolução do rebanho foi muito grande. Saímos de 17 arrobas de abate num garrote com 2 anos e fomos para 20. As novilhas com 2 anos chegaram a 16 arrobas. As vacas de descarte evoluíram também: já chegam a 18 arrobas. Isso é graças ao apoio que temos do PMGZ. Nos sentimos honrados por receber a visita da ABCZ”, comemora.

Fonte: ABCZ

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS