Sem um maquinário adequado, não temos plantio, não temos colheita. Essa afirmação reflete uma realidade cada vez mais percebida pelo produtor rural brasileiro. Uma realidade que está em sintonia com a correta manutenção da máquina e com uma atenção redobrada no funcionamento do sistema hidráulico.
Isso porque o sistema hidráulico é o grande responsável pela movimentação dos “braços” operacionais. É ele que, definitivamente, faz a máquina agrícola funcionar.
Toda e qualquer sujeira que entrar no sistema hidráulico é chamada de praga hidráulica e poderá causar uma parada não programada da máquina agrícola. Estudo realizado pela Caterpillar aponta para esse cenário, alertando que 80% das falhas que ocorrem no sistema hidráulico das máquinas agrícolas são provenientes de uma sujeira que, por meio da mangueira, entra no sistema hidráulico.
A praga hidráulica pode causar sérios prejuízos aos produtores rurais, como retificação da bomba hidráulica e atrasos de plantio e de colheita. Por isso, o produtor rural precisa realizar a limpeza da mangueira hidráulica.
Tempo é dinheiro e quem ainda não percebeu isso está no prejuízo. Precisamos combater a praga hidráulica e aumentar a produtividade nas lavouras brasileiras. Para isso, a melhor solução é a UC System, da Ultra Clean Brasil. Trata-se de uma tecnologia, muito utilizada pelos produtores rurais americanos, que elimina 100% da praga hidráulica e aumenta em 20% mais o resultado final.
Ou seja, a cada cinco dias que nós brasileiros trabalhamos, os americanos conseguem fazer a mesma produção em quatro dias. Precisamos estar a frente disso e adotar essa tecnologia, combatendo as pragas hidráulicas das máquinas agrícolas.
Essa contaminação (praga hidráulica) tem como origem o processo de montagem da mangueira, quando ela sofre um corte e muita sujeira entra na mangueira. É aço, borracha, plástico. Quando você dá a partida na máquina agrícola, tudo vai para dentro do sistema hidráulico.
Imagine um grão de areia dentro do seu sistema sanguíneo. O que isso poderia acarretar em seu organismo? Essa analogia destaca a verdadeira importância de cuidar melhor dos maquinários agrícolas. Um esforço muito pequeno para um grande resultado final. Quanto representa para o agricultor 20% a mais de produtividade? O impacto desse resultado é enorme e muito positivo, mas tem que ter atitude e implantar a tecnologia para obter melhores resultados.
Fonte: Rodrigo Capella



