Especialista da Boehringer Ingelheim Saúde Animal alerta sobre os efeitos colaterais causados pelas vacinas oleosas
Uma das doenças de maior custo para a suinocultura, a Circovirose pode ser combatida com a vacinação dos leitões. A prevenção auxilia a redução de sinais clínicos, evitando a mortalidade e melhorando os indicadores zootécnicos do plantel. “O ganho com a correta profilaxia evita a necessidade do uso de antibióticos, proporcionando melhor qualidade do produto que chegará à mesa dos consumidores”, explica Ricardo Lippke, supervisor técnico de suínos da BI Fast, unidade de negócios de aves e suínos da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.
Há diversas vacinas disponíveis no mercado e, por isso, na hora de escolher a melhor solução, o suinocultor deve levar em conta os componentes e os efeitos colaterais que elas podem causar. Isso porque o desempenho do plantel pode ser afetado em decorrência da vacinação, assim como a produtividade.
Os adjuvantes vacinais podem ser divididos em oleosos e aquosos. Frequentemente, adjuvantes oleosos causam reações indesejáveis após a aplicação da vacina, já os adjuvantes aquosos não desencadeiam esse tipo de reação. “Os impactos negativos das vacinas reativas podem passar despercebidos, mas estão presentes no resultado final. Isso porque há redução no consumo de ração, atingindo diretamente o ganho de peso diário do animal”, esclarece Ricardo Lippke.
Os adjuvantes oleosos podem provocar resposta inflamatória mais intensa, resultando em nódulos e abscessos que podem persistir até o abate. Outra consequência é a letargia algumas horas após o processo, quando os leitões ficam apáticos e inconscientes. “O bem-estar animal está diretamente ligado ao sucesso do crescimento dos leitões. Um animal protegido contra a Circovirose Suína e livre de reação vacinal está preparado para ganhar peso e alavancar a produtividade do suinocultor”, esclarece o supervisor técnico da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.
Lippke destaca que a escolha da vacina deve levar em consideração não apenas sua eficácia, praticidade e segurança, mas também o impacto das reações adversas no desempenho zootécnico. “A Boehringer Ingelheim Saúde Animal entende a necessidade do bem-estar animal na granja e possui em seu portfólio Ingelvac® CircoFLEX, vacina inativada contra o Circovírus suíno. Inclusive, o manejo é facilitado pela dose única da vacina, que evita o estresse, com praticidade e resultados positivos perceptíveis”.
Boehringer Ingelheim
Melhorar a saúde e a qualidade de vida de pacientes é o objetivo da Boehringer Ingelheim, companhia farmacêutica voltada à pesquisa. O foco da empresa está nas doenças para as quais ainda não há opções de tratamento satisfatórias e no desenvolvimento de terapias inovadoras que trazem maior expectativa de vida aos pacientes. Em saúde animal, a Boehringer Ingelheim investe em soluções avançadas para prevenção de doenças.
Empresa familiar desde sua fundação, em 1885, a Boehringer é uma das 20 maiores companhias farmacêuticas do mundo. Seus 50.000 funcionários criam valor pela inovação diariamente para as três unidades de negócio: saúde humana, saúde animal e biofármacos. Em 2017, a companhia atingiu faturamento líquido de aproximadamente €18.1 bilhões do total, o investimento em P&D, que ultrapassa os €3 bilhões, corresponde a 17% desse valor.
A Boehringer Ingelheim, por ser uma empresa familiar, planeja por gerações e prioriza o sucesso a longo-prazo em vez de lucro no curto prazo. A companhia ainda visa o crescimento orgânico de seus recursos com postura aberta a parcerias e alianças estratégicas em pesquisa. Em tudo o que faz, a Boehringer naturalmente é responsável com a humanidade e o meio ambiente.
Boehringer Ingelheim Saúde Animal
A Boehringer Ingelheim é a segunda maior companhia de saúde animal do mundo. Somos comprometidos com o bem-estar animal por meio de nosso vasto portfólio de produtos e serviços avançados de saúde preventiva. Com faturamento líquido de €3.9 bilhões e aproximadamente 10.000 funcionários em todo o mundo, estamos presentes em mais de 150 mercados.
Fonte:: Texto Comunicação Corporativa