Em 2025, o Brasil superou a marca de 900 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas corretamente desde o início do Sistema Campo Limpo. Apenas no último ano, o país registrou 75,9 mil toneladas, o maior volume anual da história do programa.
O Sistema Campo Limpo atua por meio de uma ampla e capilarizada rede de unidades de recebimento e ações itinerantes, levando orientação, estrutura e acesso aos produtores rurais em todas as regiões do país. A iniciativa é considerada uma das maiores e mais bem-sucedidas do mundo em logística reversa agrícola e integra diferentes elos da cadeia agrícola: agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público.
Goiás contribuiu de forma expressiva para esse resultado, com mais de 6,3 mil toneladas de embalagens vazias destinadas corretamente em 2025, representando cerca de 8% do total nacional. O número evidencia o engajamento dos produtores goianos e a consolidação de práticas agrícolas cada vez mais sustentáveis.
Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo é uma referência mundial em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema já destinou de forma ambientalmente correta mais de 902 mil toneladas de embalagens vazias e sobras pós-consumo em todo o Brasil.
A operação é baseada no princípio da responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia produtiva — indústria, canais de distribuição, agricultores — com o suporte e fiscalização do poder público.
Presente em todo o país, o Sistema conta com 411 unidades de recebimento, mais de 256 associações de revendas e cooperativas, e ações como os Recebimentos Itinerantes, que ampliam o alcance junto aos pequenos produtores. No total, mais de 2 milhões de propriedades rurais são impactadas.
Fonte: Nathalie Campoy



