A Zoetis, líder global em saúde animal, celebrou em dezembro de 2025 um marco duplo para a suinocultura brasileira: 20 anos do registro de Vivax® no mercado e 1 ano de fabricação totalmente nacional, reforçando sua posição como pioneira em imunocastração de suínos ao oferecer uma tecnologia que promove o controle do odor de macho inteiro e o bem-estar animal na cadeia produtiva, além de auxiliar na supressão temporária do estro em fêmeas destinadas ao abate e oferecer benefícios ambientais a longo prazo.
A vacina, registrada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária desde 2005, transformou o manejo dos suínos ao introduzir um método não cirúrgico, seguro e cientificamente comprovado, capaz de substituir a castração tradicional e reduzir significativamente o estresse e a dor nos animais. Ao longo de duas décadas de uso contínuo, Vivax® acumulou um histórico de eficácia, consistência, segurança alimentar e impacto positivo na produtividade — sendo amplamente reconhecida por agroindústrias, cooperativas, produtores, frigoríficos e especialistas do setor.
A nacionalização do processo produtivo, concluída em 2024, representa um passo estratégico para fortalecer a autonomia do mercado brasileiro. Com a transferência de tecnologia e incorporação de equipes especializadas, a produção local trouxe ganhos diretos para toda a cadeia:
- Redução da dependência de insumos importados, garantindo maior estabilidade de abastecimento;
- Agilidade na distribuição e resposta rápida à demanda;
- Fortalecimento do parque industrial de saúde animal no país.
“Desenvolvida a partir de uma base científica sólida, a Vivax® reforça o papel da Zoetis como referência em inovação em saúde animal. A Vivax® é um produto globalizado, registrado em mais de 70 países, oferece ao produtor uma alternativa tecnológica à castração cirúrgica, promovendo ganhos em toda cadeia produtiva e atendendo às exigências do mercado por processos mais modernos e responsáveis”, destaca Evandro Poleze, Diretor da Unidade de Negócios de Suínos da Zoetis Brasil.
Tecnologia que transformou o manejo e impulsionou a produtividade
Diferentemente da castração cirúrgica que é um métodos cruento e dolorido, Vivax® atua por meio de um mecanismo imunológico moderno e altamente específico: a vacina estimula a produção de anticorpos que bloqueiam o Fator de Liberação de Gonadotrofinas (GnRF), substância responsável por desencadear a cadeia hormonal que leva ao acúmulo de androstenona e escatol — compostos associados ao odor de macho inteiro.
A castração imunológica ou imunocastração é realizada por meio de duas aplicações subcutâneas de 2 mL na base do pescoço. Os animais deverão receber duas doses administradas com pelo menos 4 semanas de intervalo. Suínos machos deverão receber uma segunda dose de Vivax® entre 3 e 10 semanas antes do abate, enquanto as fêmeas, entre 4 e 10 semanas antes do abate.
Além de benefícios diretamente relacionados à sanidade e ao bem-estar, Vivax® também contribui para melhor desempenho zootécnico. Estudos mostram:
- Melhor índice de conversão alimentar;
- Maior ganho de peso diário;
- Carcaças mais magras, com melhor rendimento e mais uniformes;
- Preservação da maciez, suculência e o paladar da carne.
Referência internacional em segurança e confiabilidade
Vivax® está registrada em mais de 70 países, é utilizada em dezenas de países de todos os continentes, e já conta com mais de 200 milhões de animais abatidos no Brasil, reforçando sua segurança e eficácia.
“O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne suína do mundo, e contar com uma solução global sendo fabricada em nosso país, é fundamental para continuarmos impulsionando o crescimento da suinocultura, com qualidade e responsabilidade”, destaca Evandro. “Celebrar 20 anos dessa tecnologia é reconhecer que esse produto é uma das maiores inovações do nosso setor nas últimas décadas, contribuindo para o bem-estar animal, sustentabilidade, eficiência e competitividade da suinocultura brasileira”, finaliza.
Compromisso com inovação e desenvolvimento da cadeia
O investimento em produção nacional reforça uma visão de longo prazo voltada à evolução contínua do setor, com foco em boas práticas de aplicação com equipe de colaboradores Zoetis especializados em vacinação, segurança operacional e suporte técnico ao longo da cadeia produtiva, da granja ao frigorífico.
A empresa reafirma seu compromisso de seguir investindo em ciência, capacitação e novas tecnologias que colaborem para uma produção mais eficiente, ética e alinhada às expectativas de consumidores e mercados globais.
Com duas décadas de história e um novo ciclo impulsionado pela produção 100% nacional, Vivax® se consolida como uma das soluções mais importantes da suinocultura moderna — unindo inovação, bem-estar animal, segurança e produtividade.
Fonte: Gabriela Herdeiro



