21 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSoluções para nutrição e proteção são aliadas do produtor na safrinha do...

Soluções para nutrição e proteção são aliadas do produtor na safrinha do milho

Em um cenário marcado por janelas curtas de plantio, chuvas irregulares e maior exposição a pragas e doenças, os biológicos vêm ganhando protagonismo na safrinha, especialmente na cultura do milho, como soluções estratégicas para tornar a condução da lavoura mais eficiente. Embora a soja concentre hoje o maior volume de mercado, o milho apresenta uma demanda crescente e relevante, sobretudo na segunda safra, marcada por maior variabilidade climática e menor margem para erros no campo.

O milho é cultivado no Brasil tanto na safra de verão quanto na segunda safra, que hoje concentra a maior parte da produção nacional. Segundo o Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos – Safra 2025/26 (4º Levantamento), da Conab, a área cultivada com milho ao longo do ano agrícola é estimada em cerca de 22,7 milhões de hectares. E a cultura vem ganhando ainda mais destaque no país, sendo utilizado de forma crescente para a produção de etanol.

Na segunda Safra a disponibilidade de água tende a ser menor e a lavoura fica mais exposta a variações climáticas. Nesse contexto, os biológicos e fertilizantes especiais ganham relevância ao atuar desde o início do desenvolvimento da cultura, favorecendo crescimento mais equilibrado, melhor aproveitamento da água disponível e redução das perdas causadas por clima, pragas e doenças.

Para João Pedro Cury, CEO do Grupo Santa Clara, os biológicos já fazem parte do manejo profissional da agricultura moderna. “Na safrinha, eles ajudam a proteger o potencial produtivo da lavoura, aumentam a eficiência do sistema e se traduzem em ganhos reais de produtividade. Quando bem-posicionados, esses insumos entregam ganhos de produtividade de até 30%, especialmente em áreas de milho cultivadas na segunda safra”, destaca.

As soluções biológicas têm apresentado resultados consistentes em diferentes regiões e sistemas produtivos, com produtos mais estáveis e de atuação complementar, contribuindo para um manejo mais eficiente e previsível ao longo do ciclo das culturas.

É nesse movimento que a Inflora Biociência, empresa do Grupo Santa Clara, se posiciona com um portfólio completo de soluções em proteção vegetal com bionematicidas (Exclusiv), biofungicidas (Tecnus Pro) e bioinseticidas. Entre as soluções está o Capacit, bioinseticida microbiológico à base do fungo Beauveria bassiana, indicado para o controle das principais pragas que afetam o desempenho do milho.

Segundo Giuliano Pauli, diretor de Inovação e Marketing do Grupo Santa Clara, o avanço dos biológicos está ligado à capacidade de desenvolver soluções alinhadas à realidade do campo. “Trabalhamos desde a pesquisa e seleção de cepas até a validação em campo, o que nos permite entregar produtos com desempenho consistente e valor agregado para o produtor”, afirma.

Fonte: Rodrigo Pinto – Conceito Comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS